Faixa-preta de Leandro Lo duas vezes campeão mundial, Gustavo ‘Braguinha’ Batista disse em entrevista ao VF Comunica que pretende esse ano conquistar o máximo possível de glórias nos confrontos de kimono. O título mundial da IBJJF, que será disputado no próximo mês em Long Beach, nos Estados Unidos, é um alvo que ‘Braguinha’ pretende acertar em cheio.
Na jornada competitiva na faixa-preta, Gustavo já ficou frente a frente com Jansen Gomes três vezes, atleta atual campeão mundial dos médios pela IBJJF. No primeiro confronto, ‘Braguinha’ venceu nas eliminatórias do Campeonato Mundial de 2022, com pontuação de 2×0 no placar. Na segunda oportunidade de luta contra Gomes, Gustavo foi novamente vitorioso, dessa vez na final do Pan-Americano do ano seguinte, em 2023, com o título de campeão decidido na vantagem, já que a marcação de pontos contabilizava dois para cada lado. No duelo mais recente, no BJJ Stars da temporada passada, Jansen Gomes venceu reativando o placar de 2×0 da primeira luta contra Gustavo. Porém, Jansen foi o favorecido nessa ocasião.
Gustavo se mostra ansioso com a possibilidade de enfrentar Jansen mais uma vez
Ciente da intenção da subida de categoria do atleta da Checkmat, que venceu Tainan Dalpra na final dos médios no Campeonato Mundial do ano passado, Batista se mostrou animado com a ideia de enfrentar Jansen Gomes pela quarta vez.
“A subida dele vai ser ótima para o meio-pesado. Porque a gente já se enfrentou algumas vezes, três vezes, eu ganhei as duas primeiras e ele me ganhou a última no BJJ Stars. Então, se ele estiver no Mundial vai ser ótimo para a gente, se a gente puder se enfrentar, quem sabe em uma final. Eu acho que vai ser uma grande final para o meio-pesado.”, projetou o faixa-preta.
No grappling, ‘Braguinha’ tem mira apontada em campeão do ADCC
Ressaltando na entrevista o modo de agir que prioriza bons desafios, um costume sempre observado no mentor Leandro Lo, ‘Braguinha’ antecipou os planos para o segundo semestre de 2024, depois de concluído o Mundial sem kimono da IBJJF, e revelou a vontade de brilhar no grappling. Se no pano o foco está em Jansen, no sem kimono a meta é fazer acontecer um confronto contra Giancarlo Bodoni, campeão mundial pelo ADCC.
“No segundo semestre, eu quero lutar grappling, lutar contra qualquer um. Eu acho que seria legal ter a oportunidade de fazer alguma luta sem kimono, contra qualquer um, eu topo. Se for para falar um nome, eu gostaria de enfrentar o campeão do ADCC, o (Giancarlo) Bodoni. Acho que seria uma luta boa, eu sou o campeão mundial de kimono, ele é o campeão mundial sem kimono. Então, se algum evento quiser fazer. Estou pronto.”, garantiu Gustavo.