em

Grand Slam Miami: Roosevelt, Andrew e Jara vivem dia triunfal

Fellipe Andrew e Leticia Cardozo. Foto: Reprodução/Instagram

A AJP realizou mais um evento de gala com a participação dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu da atualidade. A nata do esporte tomou conta do Watsco Center, na Flórida, e proporcionou embates do mais alto nível. O campeonato trouxe resultados contundentes e coroou seus campeões. Astros da elite da modalidade, como Roosevelt Sousa e Fellipe Andrew brilharam na competição e provaram por que pertencem a uma espécie temida no universo do Jiu-Jitsu. 

Roosevelt alcançou a redenção neste domingo, 17 de setembro. O atleta da Fight Sports, que foi derrotado no master 1 no sábado, deu a volta por cima e manteve o título da categoria -120kg do Grand Slam Miami. Na final, Roosevelt derrotou Pedro “Bombom” Pimenta no critério de desempate após o empate por 2 a 2 nos pontos. “Bombom” abriu o placar logo no começo, ao executar uma raspagem, mas Roosevelt passou à frente ao conseguir duas vantagens. O faixa-preta da GFTeam não saiu com a vitória, porém, celebrou o seu aniversário de 27 anos no tatame após o combate quando os amigos iniciaram a cantoria.

Numa das rivalidades mais quentes do momento, Fellipe Andrew emplacou novo triunfo sobre o polonês Adam Wardzinski. O predador da Alliance provou que está no topo da cadeia alimentar no peso meio-pesado (-94kg). O craque escreveu mais um capítulo da rivalidade com Adam e conseguiu um final feliz. Andrew teve atuação segura no confronto e marcou 3 a 1 sobre o arquirrival para assegurar a vitória. Nas fases anteriores, o pernambucano eliminou Luccas Lira e Lucas Norat.

José Carvalho desbancou Luiz Paulo no peso médio (-85kg). O aluno de Felipe Bezerra superou “LP” por 1 a 0, após o atleta da Alliance sofrer uma punição. José foi uma das surpresas que fizeram barulho na competição e percorreu um caminho sem falhas. Ao todo, ele venceu quatro oponentes para ser campeão.

Natan Chueng ficou com o ouro na divisão -77kg depois de superar Vinicius Paoli em duelo frenético. Natan largou atrás, mas buscou o empate por 2 a 2 ao conseguir uma raspagem e venceu graças ao critério de desempate. Durante sua trajetória no evento, Chueng também passou por Daniel Sathler, Felipe Schiavon e Elijah Dorsey.

A Atos contou com dois de seus atletas na final da categoria -69kg. Israel Almeida, recém-chegado à equipe, e João Mendes colocaram o time no topo. João, que venceu adversários do calibre de Kevin Mahecha e Guilherme Fernandes no torneio, marcou 4 a 2 sobre Israel para boletar o ouro. 

O promissor Andrew Soares foi incontestável no peso-pena (-62kg). O lutador da Vision BJJ superou Yuri Hendrix, da Cicero Costha, por 2 a 1 na disputa pelo ouro. Ao longo de sua campanha no torneio da AJP, Andrew enfileirou três vitórias seguidas.

O arisco Kalel Santos, multicampeão pela AJP, coletou mais uma medalha dourada para enriquecer seu currículo na Federação. O representante da escola Cicero Costha foi dominante no peso-pluma (até 56kg) e bateu Welison Fernandes por 2 a 1 na final.

As mulheres também efervesceram o páreo neste domingo com lutas de qualidade. Futuras estrelas do esporte e atletas consagradas estiveram em ação no Grand Slam Miami em busca do cobiçado título. O grande destaque foi a fenomenal Giovanna Jara, campeã da divisão -95kg.

Giovanna Jara reinou no Grand Slam Miami. Foto: Reprodução/Instagram

Giovanna fez uma estreia triunfal na faixa-preta. De volta às competições após mais de quatro meses afastada por lesão, Giovanna obteve uma vitória relâmpago sobre Kauane Ramos na final. A representante da Fratres Jiu-Jitsu finalizou Kauane em menos de um minuto com um arco e flecha e garantiu o título na divisão -95kg. Giovanna é uma finalizadora nata e costuma resolver seus combates de forma eficiente. Ela alcançou 100% de letalidade no campeonato e comprovou por que há tanta expectativa ao seu redor. 

Ingridd Alves foi irrepreensível no peso médio (-70kg). A atleta do Dream Art carimbou o passaporte para a final junto com Izadora Cristina, sua parceira de treinos, ao vencer por finalização na semifinal. Ingridd repetiu o cenário da luta anterior e venceu Izadora com um ataque na chave de pé reta.

Júlia Alves adicionou mais um título da AJP para a conta. Campeã do World Pro, Júlia proporcionou um desfecho triunfal na divisão até 62kg. Ela precisou de menos de um minuto para finalizar Larissa Martins com um plástico armlock na final. A guardeira da GFteam é uma das atletas mais vencedoras dos campeonatos da AJP nos últimos anos e já se mostra uma competidora diferenciada pelo estilo calculista e engenhoso.

Recém-promovida à faixa-marrom,  Beatriz Gutierrez indica que é apenas questão de tempo para subir no topo do pódio na faixa-preta. Ela, que há poucos meses ainda estava na faixa-roxa, derrotou com autoridade oponentes da elite do esporte neste domingo. A joia do Dream Art emplacou três vitórias e foi o grande destaque da divisão -55kg. Na final, Bia finalizou Thaynara Victoria, também do Dream Art, para conquistar o ouro.

Duda Tozoni quebrou a banca na categoria -49kg. A atleta do Commando Group conseguiu uma vitória dramática sobre Brenda Larissa, tricampeã do World Pro e então campeã do Grand Slam Miami, para se consagrar na competição. Duda perdia o confronto até os segundos finais, quando marcou uma vantagem ao encaixar um armlock no apagar das luzes. No decorrer de sua jornada no torneio, Duda também bateu Yamyn Castro e Flavia Soares.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Sul-Americano 2023: Uanderson brilha, Harryson Santana e Brígida Carvalho reinam nos absolutos

Avassalador, Bernardo Passos brilha em GP de grappling em Paris