Tainan Dalpra vai estrear no grappling nesta quinta-feira e terá o americano Troy Russell pela frente no card principal do WNO 21, no Texas. O bicampeão mundial acabou de assumir o trono do peso médio com a conquista no The Crown, da IBJJF, mas está disposto a se desafiar no sem kimono e a provar a eficiência de seu Jiu-Jitsu.
Tainan se tornou um dos principais nomes de sua geração e é um competidor visceral. Tainan usa seu Jiu-Jitsu magnético para atrair os adversários e costuma impor seu jogo com eficiência. O astro da Art of Jiu-Jitsu não busca apenas a vitória, mas visa a finalização sem perder posições de domínio. Nos últimos meses, Tainan tem estreitado as relações com o mestre Rickson Gracie, com quem adquiriu diversos ensinamentos, especialmente relacionados às competições.
Aprendizados com Rickson Gracie
O pupilo dos irmãos Mendes conversou com o VF Comunica e comentou pela primeira vez as lições que aprendeu com Rickson.
“Como eu sou muito fã, até fiquei meio nervoso, não sabia muito o que falar e aos poucos, comecei a criar uma relação mais confortável com ele e comecei a treinar mais com o Rickson durante a semana (…). Esse estilo samurai que ele carrega é algo que sempre adimirei e tento adicionar na minha postura. Então, reconheço coisas vindo dele que eu faço bastante como atleta e professor”, compartilhou o craque da AOJ.
Além disso, Tainan frisou como as conversas com o ídolo permitiram que ele analisasse a competição de forma abrangente.
“Acho que a dúvida que eu tinha, como todo atleta, acredito que chega uma fase da sua vida que você se dedica tanto ao esporte que acaba tendo dúvidas se você está fazendo da maneira correta, se tem algo que você precisa adicionar ou se tem algo que precisa diminuir um pouco. Acho que ele [Rickson] me deu bastantes respostas onde eu não pensava muito e não levava muito em consideração. Eu sempre levei bastante em consideração o resultado do campeonato. Então, se fosse um resultado positivo eu estava fazendo tudo correto. Mas se fosse negativo, tinha algo que eu precisava arrumar”, contou Tainan.
Tainan quer se testar no grappling
Tainan sequer estreou no grappling, mas já está animado para se testar mais vezes na modalidade. O faixa-preta revelou que pretende lutar com frequência para mostrar a qualidade de seu jogo.
“Tenho contrato de três lutas para fazer em um ano, mas quero fazer essas três lutas em três meses. Foi isso que falei para a Flo Grappling para tentar fazer mais lutas no ano que vem. E, no decorrer do ano, lutar mais e mais porque preciso de experiência e tempo no tatame para eu mostrar 100% do meu Jiu-Jitsu sem kimono.