O Brasil chega com uma seleção de grappling para a disputa do WNO 21, marcado para esta quinta-feira, 30 de novembro, em Austin, Texas. Ao todo, sete brasileiros entram em ação no evento de grappling e três defendem seus cinturões.
Os campeões Pedro Marinho, Mica Galvão e Diogo Reis buscam mais apresentação consistente para manterem seus postos. Entre eles, Pedro é o campeão mais longevo na organização. O craque da Gracie Barra está no trono do meio-pesado desde janeiro de 2022, quando derrotou Craig Jones no WNO 11.
Em sua última apresentação de grappling no WNO, Pedro superou Giancarlo Bodoni por decisão unânime. Ele está emparelhado com Rafael Lovato na luta principal do WNO 21 e os astros prometem um duelo de estilos. Pedro tentará usar sua explosão física como trunfo para superar o estilo cerebral de Lovato.
Mica e Diogo colocam cinturão em jogo
Por outro lado, Mica e Diogo vão defender o título da organização pela primeira vez. Mica é o nome a ser batido no meio-médio, enquanto Diogo está no topo dos penas. Mica vai medir forças com Kody Steele, promessa do MMA americano, no combate co-principal. O brasileiro aparece como franco favorito, porém, Kody é um grappler de alto nível e possui ataques letais, especialmente nas articulações.
Já Diogo, vai fazer o único duelo verde e amarelo da noite diante de Diego Pato. Curiosamente, Diogo entrou no radar como um possível astro do grappling ao derrotar Pato na final da seletiva do ADCC 2022. De lá para cá, Diogo foi campeão do maior evento de grappling do mundo e firmou seu nome como um dos atletas mais táticos da atualidade. Por outro lado, Pato é um caçador de finalizações e vai tentar mostrar a periculosidade de sua guarda ao adversário. Diogo está com as quedas cada vez mais lapidadas e tem as credenciais para frustrar as pretensões do oponente.
Hulk colide com Bodoni
Lucas Hulk faria a luta mais importante da noite, porém, Gordon Ryan deixou o card na semana passada. Agora, o brasileiro terá um novo desafio e uma eventual vitória certamente terá um sabor especial. Ele entra em rota de colisão com Giancarlo Bodoni, que o derrotou na final do ADCC 2022. Eles já se enfrentaram em seis oportunidades e Hulk contabiliza quatro vitórias contra duas do rival. O brasileiro retornou ao grappling após uma temporada de dedicação ao MMA e está faminto para vingar o revés hoje no WNO.
Tainan estreia no grappling
Tainan Dalpra, enfim, vai estrear no sem kimono. Após meses de suspense, o pupilo dos irmãos Mendes confirmou a migração para o sem kimono e está animado para a empreitada. Tainan vai enfrentar o americano Troy Russell, que tem um cartel de uma vitória e uma derrota no WNO. O público aguarda ansiosamente esta luta para conhecer o estilo sem kimono de Tainan. A grande questão é como ele vai adaptar seu Jiu-Jitsu mágico para se tornar um astro do grappling. Tainan disse que tem contrato de três lutas com a Flo Grappling e quer cumprir este vínculo em três meses para ganhar rodagem na modalidade.
Roosevelt Sousa é um dos brasileiros mais consistentes no grappling e vai medir forças com uma joia da nova geração. Roosevelt vai fazer um choque de carretas com Luke Griffith, parceiro de treinos de Gordon Ryan, Nicholas Meregali e companhia. Luke é o faixa-marrom mais perigoso no sem kimono na atualidade e foi campeão peso e absoluto do Europeu Nogi e do Pan Nogi. O atleta da Fight Sports tem a experiência a seu favor e pretende complicar o sul-africano com sua guarda traiçoeira. Por outro lado, Luke também ataca o calcanhar com eficiência e sempre luta em busca da finalização. Dessa forma, a expectativa é que o vencedor leva o triunfo pela via rápida.