em

Manauara Erick Souza, ouro duplo no ADCC da Irlanda, é exemplo de determinação

Em busca de um sonho, Erick saiu de Manaus e hoje vive do Jiu-Jitsu na Europa

Erick Souza
Radicado na Europa, Erick Souza brilhou no Open do ADCC na Irlanda. Foto: @erick_souzabjj

A trajetória de Erick Souza rumo ao sucesso no Jiu-Jitsu tem todas as características que fazem dele um exemplo de que é possível dedicar uma vida a um sonho. O que é fundamental para que isso se torne realidade, além da consciência de que não é uma tarefa fácil, é a persistência. Erick, hoje um faixa-preta com diversos títulos na bagagem, nascido em Manaus, teve São Paulo como primeiro ponto de parada antes de se estabelecer na Irlanda, na Europa.

“Saí de casa em 2016, com 18 anos de idade, para tentar a tão sonhada e difícil vida de atleta em São Paulo. Lá, fiz muitos amigos e várias academias me acolheram nessa jornada. Sou muito grato a todos pela ajuda. Junto com minha namorada, Solange, que também está aqui comigo, tive a ideia de vir para Europa. Fiz vaquinha online, rifas e seminários para poder juntar uma grana.”, conta Erick, que destaca o apoio de Tiago Mascarenhas, da Seda College, na fase de adaptação ao novo país.

Erick Souza tem hoje vida totalmente dedicada ao Jiu-Jitsu na Irlanda

Graças aos incentivos obtidos por meio do patrocínio da Seda College, Erick hoje é um professor na Irlanda, com acesso a aulas de inglês e outras oportunidades de apoio, como da Scramble Ireland, marca especializada em produtos de BJJ e grappling. 

“Estou indo para o meu primeiro Pan e Mundial de kimono. Eu vejo que aqui fora, temos um mundo de oportunidades que, quando estamos no Brasil, não conseguimos enxergar.”, afirma o faixa-preta que já tem no histórico títulos expressivos como o Sul-Americano No Gi, da IBJJF, além do ouro duplo conquistado em um Open do ADCC, na Irlanda.

Por falar em grappling, no ADCC disputado no início da temporada, Erick fez cinco lutas e se sentiu dominante em todas. Reflexo do treino duro proporcionado na sua equipe. “Tenho evoluído muito o meu jogo de No Gi aqui na Europa, lutando e treinando com caras muito duros. Aqui na JSBJJ eu tenho muitos parceiros com estilos fortes que me ajudam bastante na minha preparação.”, comenta.

Para Erick, o que separa o sonho da realização é a iniciativa de fazer acontecer

Para concluir a entrevista ao VF Comunica, o atleta, com disposição para dar o seu melhor na temporada de 2024, disse que estatísticas negativas podem perder o efeito diante da atitude de alguém determinado a vencer.

“Quem diria que um menino de Manaus, sem expectativa de vida, poderia viver na Europa e falar inglês através do esporte. Só quero que todos aqueles que sonham, tenham fé e nunca parem de acreditar no que pode ser feito. Por que tudo é impossível, até que seja feito.”, encerra, tendo como argumento a guinada da própria vida.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

LMJJ vai pagar mais de 5 mil reais em premiação no Campeonato Mineiro de Jiu-Jitsu

Fabricio Andrey foi um dos protagonistas do evento graças à performance moldada na efetividade.

Fabricio Andrey, Henrique Ceconi, Pedro Marinho e Anna Rodrigues estão garantidos no Mundial do ADCC