Personalidades das artes marciais estão se mobilizando para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul no maior desastre natural da história do estado. Michel Pereira, atleta paraense que venceu Ihor Potieria no UFC 301, edição deste sábado, no Rio de Janeiro, se manifestou em mensagem de apoio.
“Eu estou olhando para vocês e quero visitar o Rio Grande do Sul, que está sofrendo com as chuvas e muitos problemas.”, comentou o atleta de MMA. Na manhã de domingo, ele compartilhou um link para arrecadação de doações em dinheiro e o valor obtido já ultrapassou a marca de um milhão de reais.
Alexandre Pantoja, atual campeão peso mosca do UFC, que lutou na mesma edição do evento no Brasil em luta que colocou o cinturão na disputa, reforçou a mensagem do colega, pedindo apoio às vítimas das enchentes.
“O Michel (Pereira) falou para a galera, vamos ajudar o Rio Grande do Sul, vamos doar, um real, que seja. Vamos ajudar o nosso país, se não foi a gente, não vai ser ninguém”, se manifestou o campeão em uma declaração de solidariedade.
No Jiu-Jitsu, a CBJJE, Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, se manifestou pela porta-voz Jhenifer Canezin nas redes sociais, disponibilizando um QR Code para que as pessoas possam fazer doações em dinheiro. O objetivo é destinar a quantia arrecadada à população afetada pelo desastre natural.
Fellipe Andrew, multicampeão de Jiu-Jitsu pela IBJJF e atual dono do cinturão dos meio-pesados do BJJ Stars, está no comando de um seminário beneficente, em conjunto com Jhonny Loureiro, também da Alliance. O evento de arrecadação de fundos está agendado para o dia 8 de maio, em San Diego, na Califórnia. Na divulgação, os faixas-pretas de Jiu-Jitsu pedem também a colaboração de pessoas que não vão poder participar presencialmente do seminário, com doações por meio virtual.
Luiza Monteiro, bicampeã mundial de Jiu-Jitsu pela IBJJF, e Gustavo Batista, também campeão mundial da modalidade e faixa-preta do lendário Leandro Lo, também se uniram em uma ação, por meio de seminário, para arrecadação de doações aos moradores do Rio Grande do Sul. O seminário ministrado pela dupla vai acontecer na academia Start Doing, de Luciano Bernert, nesta quinta, dia 9 de maio, às 19:30.
“São 100 vagas, é o que a academia comporta. Nós estamos pedindo 5 kgs de alimentos não perecíveis ou 50 reais. Se você sentir no seu coração e quiser contribuir com mais, ou doar mais, será muito bem-vindo.”, disse Luiza Monteiro.
Pedro Lucas, campeão absoluto na última edição do Campeonato Brasileiro, também vai comandar um seminário com o mesmo objetivo beneficente. O evento vai acontecer no dia 8 de maio, quinta-feira, às 20:00, na academia Vittoria, no bairro da Freguesia, no Rio de Janeiro. O esquema de arrecadação será o mesmo do seminário em Florianópolis: R$ 50,00 ou 5 kgs de alimentos não perecíveis. “Essa é a hora de nós nos unirmos para mostrar a força do Jiu-Jitsu.”, declarou Pedro.
Nicholas Meregali, hoje nos Estados Unidos, postou fotos do estado devastado pelas enchentes e pediu apoio aos gaúchos
Um dos atletas de Jiu-Jitsu mais dominantes da atualidade, Nicholas Meregali, tem o Rio Grande do Sul como estado natal. Nas redes sociais, o faixa-preta, com luta marcada para o dia 10 de maio contra Vagner Rocha, no evento norte-americano Who’s Number One, se manifestou pedindo por ajuda aos seus conterrâneos que sofrem com as graves consequências das enchentes. Na legenda do post, Meregali deixou um link e uma chave pix para doações em dinheiro.
“Meu estado está em situação de calamidade pública! A força da água devastou cidades inteiras, matou pessoas e ainda deixa milhares fora de casa. Minha família e meus amigos estão em segurança, mas precisamos enviar ajuda para quem mais precisa da nossa solidariedade para recomeçar!”, pediu Nicholas.