em

Duda Gracie, juvenil faixa-azul, mira ouro no Mundial da IBJJF e no ADCC Youth

Aluna de Ronaldo Jacaré vem desempenhando excelente campanha nos principais torneios da IBJJF

Duda Gracie exibe medalha de ouro conquistada no Pan de Jiu-Jitsu da temporada.
Duda Gracie exibe medalha de ouro conquistada no Pan de Jiu-Jitsu da temporada. Foto: @ibjjf

O sangue de competidora sempre correu nas veias de Duda Gracie, atleta do juvenil, hoje faixa-azul, que treina com Ronaldo Jacaré em Orlando, nos Estados Unidos. No Pan-Americano de Jiu-Jitsu da temporada, pela IBJJF, Duda conquistou a medalha de ouro na competição. Atleta dedicada, Duda é o exemplo perfeito para ilustrar que o trabalho duro compensa.

Nas faixas abaixo da azul juvenil, Duda foi tetracampeã brasileira. Conseguindo cada vez mais destaque a cada competição, a aluna da Ronaldo Jacaré Martial Arts está se preparando para disputar o Mundial na Pirâmide, em Long Beach, na Califórnia. Convidada para lutar no ADCC Youth, em Las Vegas, por conta do excelente aproveitamento competitivo, Duda vai intensificar os treinos de grappling no segundo semestre.

Em entrevista à equipe do VF Comunica, a faixa-azul falou um pouco mais sobre a sua personalidade, rotina de treinos e convívio com o mestre Ronaldo Jacaré, um dos nomes mais influentes da história do Jiu-Jitsu. De acordo com a jovem, a vontade de se dedicar a um esporte de luta sempre fez o seu coração bater mais forte.

“Eu sempre tive essa vontade, esse sonho de lutar Jiu-Jitsu e eu já tinha experimentado alguns outros esportes. Como natação, ballet, mas nunca me encontrava. Eu sempre falava para os meus pais que tinha esse sonho com a luta. Então, quanto à parte competitiva, eu sempre tive isso dentro de mim, essa vontade de competir e me desafiar. É algo que eu amo.”, contou Duda.

Apoio familiar e psicológico faz a diferença na rotina de Duda

A vida de atleta, antes da chegada na fase adulta, pode ser duplamente desafiadora por questões como ausência de maturidade e falta de apoio dos pais. Não foi assim com Duda. Segundo ela, o suporte familiar foi um pilar forte que sustentou a sua evolução no mundo do Jiu-Jitsu competitivo.

“Os meus pais sempre me apoiaram, em tudo, e isso foi fundamental para o meu crescimento, tanto como pessoa como atleta. Eu fui ensinada a ser uma pessoa com a mente blindada, independentemente de qualquer resultado, qualquer obstáculo, vitória ou derrota. Eu acho isso muito importante, porque eu venho me preparando bastante para as competições. Sempre confiante, acreditando em mim.”, reforçou Duda, relembrando a importância do apoio psicológico para todo atleta que almeja o alto rendimento. 

Ronaldo Jacaré, Duda Gracie e a mãe da atleta comemoram título conquistado no torneio que faz parte do Grand Slam da IBJJF.
Ronaldo Jacaré, Duda Gracie e a mãe da atleta comemoram título conquistado no torneio que faz parte do Grand Slam da IBJJF. Foto: @m8sportsoficial

Duda teve o seu primeiro contato com o Jiu-Jitsu na Carlson Gracie e a migração para a equipe de Ronaldo Jacaré aconteceu por conta de uma mudança para Orlando. Movida pelo desejo de crescer no esporte, ter Ronaldo Jacaré como mestre foi como um presente para Duda, que aprende diariamente com uma referência do Jiu-Jitsu. 

“A minha linhagem é a Carlson Gracie, treinei na Carlson a vida toda e migrei para a academia do meu mestre Ronaldo Jacaré quando me mudei para Orlando. É um sonho realizado ter essa oportunidade, porque ele sempre foi uma referência. Viver cada momento perto dele, cada história que ele conta, é incrível. Sou muito grata por ter essa oportunidade de treinar e conviver com ele.”, afirmou a faixa-azul.

Duda Gracie durante treino na Ronaldo Jacaré Martial Arts, nos Estados Unidos.
Duda Gracie durante treino na Ronaldo Jacaré Martial Arts, nos Estados Unidos. Foto: @lionheartlopes

Com uma longa caminhada pela frente, Duda Gracie tem como sonho subir no lugar mais alto do pódio do Mundial, como faixa-preta. Naturalmente, Ronaldo Jacaré é uma das inspirações de Duda, uma figura que fez bom proveito do esporte em todas as esferas, como lutador e professor. Nathiely de Jesus, multicampeã, também é citada pela jovem com grande admiração.

“Meu maior sonho é ser campeã mundial na faixa-preta. Esse é o meu maior objetivo dentro do Jiu-Jitsu. Eu tiro como exemplo o Jacaré mesmo, ele foi o maior dentro do Jiu-Jitsu, foi campeão mundial, fez o nome dele no Jiu-Jitsu e no MMA e depois disso abriu essa academia sensacional. Um dos meus maiores sonhos é ter minha própria academia, poder viver disso, para sempre. Entre as mulheres faixas-pretas, minha maior referência é a Nathiely de Jesus, uma mulher sensacional, campeã mundial, sempre levando a palavra de Deus. Eu me inspiro muito nela.”, concluiu a jovem campeã.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

AJP USA comemora expansão e aquece as turbinas para o Grand Slam em Miami

UFC FPI 7: Luke Griffith finaliza Kaynan Duarte e Nicky Rod vence luta principal