em

Dona de produtora especializada em Jiu-Jitsu destaca a importância do audiovisual na expansão da modalidade

Ana fala sobre o crescimento do mercado do audiovisual no Jiu-Jitsu

Ana Colagrande e Demian Maia. Foto: Arquivo Pessoal
Ana Colagrande e Demian Maia. Foto: Arquivo Pessoal

Um esporte é feito de ídolos. E, para atingir este status, não basta apenas ser campeão, é necessário impactar uma enorme legião de fãs. A principal ferramenta que permite esse elo entre atleta e público é a mídia, seja ela um veículo de imprensa ou uma rede social. Em ambas, o conteúdo audiovisual permite o protagonismo do personagem.

Por isso, as produtoras de vídeo vêm ganhando espaço no esporte. No Jiu-Jitsu, que é uma das modalidades de luta mais populares do planeta, as transmissões e os documentários atingiram um patamar nunca antes visto. Pode-se dizer que estamos na geração de verdadeiros faixas-pretas na criação e produção de conteúdo no mundo da arte suave.

A Triângulo Filmes já foi responsável por documentar diversos idolos do esporte

Uma dessas produtoras é a Triângulo Filmes, fundada pela Produtora com mais de 15 anos de experiência no audiovisual e faixa-roxa de Jiu-Jitsu Ana Colagrande. Entre os trabalhos desenvolvidos pela produtora brasileira estão um documentário sobre o ADCC (maior competição de grappling do planeta), em parceria com a plataforma americana FloGrappling; trabalhos para a International Brazilian Jiu-Jitsu Association (IBJJF) e para diversos astros da arte suave.

“O Jiu-Jitsu ainda é muito nichado. É tudo ainda muito pequeno e tudo acontece a ‘baby steps’. Pensando na expansão do esporte, em atrair novas marcas, recursos e investimentos, eu acredito fortemente que através de um conteúdo de qualidade e bem feito (no quesito de estética e de storytelling) isso pode ser possível”, explica Ana Colagrande a respeito da importância do audiovisual na modalidade.

“Acredito que a mídia tem grande poder na expansão do esporte e isso é o que mais me motiva em trabalhar com o Jiu-Jitsu. Poder entregar um conteúdo de qualidade, à altura do que a comunidade merece, é o que me move. Também acredito que os atletas são as grandes estrelas de qualquer esporte e precisam ser recompensados por todo o esforço físico, psicológico e financeiro que eles colocam”, complementa.

Trabalho com ídolos do Jiu-Jitsu

Entre os nomes com que já trabalhou diretamente estão os multicampeões mundiais André Galvão, Bruno Malfacine, Kaynan Duarte, Lucas Lepri, Nicholas Meregali, Rômulo Barral e o saudoso Leandro Lo. Além dos grandes campeonatos e dos astros e estrelas, a Triângulo também produziu para equipes gigantes, como a Alliance e a Atos, e para as principais marcas do mercado.

Ana Colagrande e Demian Maia.
Ana Colagrande e Monique Elias durante a produção do documentário “Construindo Campeões”. Foto: Arquivo Pessoal

E o trabalho não se limita apenas ao Jiu-Jitsu. Sua produtora também transita pelo wrestling, tendo trabalhos com a United World Wrestling, federação mundial de wrestling, em campeonatos pan-americanos e seletiva para as Olimpíadas. Fora da luta, Ana Colagrande contribuiu para produções publicitárias de grandes multinacionais, com campanhas para a Adidas, Nike e Samsung; eventos como Rock In Rio – em parceria com o banco Itaú; e instituições como prefeitura de São Paulo, FIFA, Google, Youtube, Adobe, Twitter e as já supracitadas ADCC e IBJJF.

“Na Triângulo cada novo projeto é um desafio, no qual sabemos que os clientes esperam o melhor e que nós estamos sempre querendo inovar e melhorar a cada novo projeto. Então, superar essa grande expectativa motiva muito. Eu, Ana, gosto muito de surpreender meus clientes, prometendo menos e entregando mais. Isso com certeza se estende à Triângulo”, destaca.

Avatar photo

Escrito por Vitor Freitas

Jornalista, Vitor Freitas atua diretamente na produção de conteúdo para o Jiu-Jitsu de todas as formas há 13 anos.

Marcio de Deus sorri para foto no Sul-Americano para crianças da IBJJF. Foto: Illan Pellenberg

Marcio de Deus comenta preparativos para o Campeonato Infantil do Rio: “intuito é impulsionar novos talentos”

Charles do Bronxs e Islam Makhechev no UFC 280. Foto: Divulgação/UFC

Makhachev: “Charles sempre desiste quando sente a pressão”