em

Diego ‘Pato’ faz história e finaliza Dante Leon, Mica Galvão defende título no WNO 22

Victor Hugo e Tainan Dalpra também saíram vitoriosos do evento na Califórnia

Os faixas-pretas de Jiu-Jitsu Mica Galvão, Victor Hugo, Tainan Dalpra e Diego Pato brilharam no Who's Number One 23.
Card principal foi dominado por excelentes performances dos atletas brasileiros. Foto: @flograppling

A primeira edição do Who’s Number One de 2024 foi para a conta com desempenho estrondoso dos brasileiros anunciados no card principal, reforçando o favoritismo de todos eles. No evento sediado na Califórnia, as duas primeiras lutas do card principal foram decididas rapidamente. Jacob Couch, da Pedigo Submission, finalizou Sebastian Rodriguez, representante da Unity, com uma chave de calcanhar com pouco mais de um minuto de luta.

Com a mesma obstinação finalizadora da luta que inaugurou o card principal, Adele Fornarino, da Atos, não esperou o cronômetro marcar nem um minuto para definir a sua vitória ao finalizar a adversária na chave de pé. Amanda Alequin, sob a bandeira da equipe The People’s Jiu-Jitsu, deixou o tatame amparada, sem conseguir encostar o pé no chão.

Tainan Dalpra mantém um estilo de pressão e Diego ‘Pato’ é agora dono de dois cinturões do WNO

Uma das lutas mais aguardadas da noite, Tainan Dalpra contra Oliver Taza, segunda performance do brasileiro camisa 10 da AOJ no sem pano, se desenrolou sem grandes surpresas. Tainan dominou Taza da forma que os familiarizados com o seu jogo já previam. Dono de uma estratégia para ninguém colocar defeito, Tainan foi protagonista do combate, aplicando quedas, imobilizando o oponente no chão e aplicando pressão durante todos os 15 minutos de duelo.

Diego ‘Pato’, colega de treino de Tainan, fez história ao finalizar Dante Leon para se tornar campeão de duas divisões distintas, peso pena e leve. O recurso efetivo foi a chave de calcanhar, uma especialidade de ‘Pato’. Após lidar com uma ligeira vantagem de Dante nos primeiros minutos de combate, Diego se recuperou para correr atrás do prejuízo, vencendo o agora ex-campeão dos leves do WNO por finalização.

Mica Galvão mantém título e Victor Hugo sai vitorioso do último duelo da noite

Campeão do peso meio-médio da organização, Mica Galvão fez o que já se espera dele, performando um Jiu-Jitsu singular, de estilo único, que só ele sabe executar. Transitando entre diversas opções de finalização com extrema fluidez, entre chaves de braço e o definitivo estrangulamento, Mica se agigantou diante de Kenta, não deixando qualquer brecha para o japonês da B-Team. Sendo assim, o título dos meio-médios não mudou de dono.

Na última disputa da noite, Victor Hugo, campeão mundial de Jiu-Jitsu, peso e absoluto, enfrentou Nick Rod em um combate cauteloso de ambos os lados. Nos momentos de ataque, quem mais tomou a iniciativa foi Victor Hugo, o atleta da Six Blades de Xande Ribeiro. Com essa atitude, o atleta deu botes no armlock e, na reta final, foi parar nas costas de Nick Rod. A decisão ficou a cargo dos juízes, que entenderam o desempenho de Victor como superior.

No card preliminar o destaque ficou por conta de Daniel Sathler, lutando pela Atos. Com aproximadamente um minuto de combate, o lutador do time de André Galvão pulou em um triângulo que, na defesa de Max Hanson, teve que se adaptar para um armlock. A luta entre Sathler e Hanson entregou a primeira finalização da noite.

Dory Aoun, da Checkmat, venceu Kyle Chambers na primeira luta do WNO 22. Disputa parelha, marcada por uma recuperação de Dory na reta final do combate. Ashlee Funegra, joia da AOJ e faixa-roxa recente, fez a sua estreia no Who’s Number One com vitória. Marilyn Cruz, a adversária do time Baret Submissions, assumiu postura defensiva durante toda a luta diante do jogo progressivo de Funegra. Encerrando o card preliminar, Elijah Dorsey, da academia de Lloyd Irvin, venceu Ivan Herrera com uma finalização no mínimo inusitada. Com o domínio das costas, Elijah optou pelo braço no lugar do pescoço. O resultado foi uma finalização insólita, classificada por ele  na entrevista pós-luta como uma chave de ombro.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Cássio Silva sobre inspiração em Diego ‘Pato’: “O jogo dele combina perfeitamente com o que me falta”

Xande Ribeiro é o primeiro entrevistado no Off The Mats, do canal Vitor Freitas Comunica.

Xande Ribeiro fala com exclusividade no Off The Mats, nova série do canal VF Comunica