Com a chamada de evento de grappling com premiação mais alta da história, Craig Jones confirmou a primeira edição da campeonato que carrega o seu nome, o Craig Jones Invitational, agendado para acontecer no mesmo final de semana do evento principal do ADCC, em agosto, também em Las Vegas.
No final do mês passado, Craig falou sobre o evento em tom de insinuação, dizendo que iria organizar um torneio pagando um milhão de dólares ao vencedor, com apenas duas categorias, uma abaixo e outra acima de 80 kg. No vídeo, que ele postou nas redes sociais, ele fala sobre a quantia milionária e provoca, dizendo que qualquer contrato firmado de luta em outro evento, nessa mesma época, deve ser considerado por conta da vultosa premiação.
“Obviamente, eu não sou advogado, mas se você está confirmado em um evento em breve, e eles lançarem um contrato para você, talvez seja bom reconsiderar porque pode ser que você perca isso. Um milhão de dólares e como grappler você nunca vai ver isso. Você teria que fazer coisas horríveis por esse dinheiro.”, disse Craig em vídeo polêmico postado no Instagram.
Craig Jones diz que torneio próprio foi motivado por conflitos com o ADCC
Depois da confirmação do Craig Jones Invitational, um dos faixas-pretas mais famosos da B-Team, duas vezes medalhista de prata no ADCC, acirrou ainda mais a concorrência com o evento tradicional de grappling mais cobiçado pelos atletas.
“Diente dos nossos próprios problemas com o ADCC, eu decidi cobrar por alguns favores e organizar meu próprio evento. Nós vamos colocar duas chaves com 16 homens no torneio, um milhão de dólares de premiação em dinheiro. Para lutarem, nós vamos oferecer USD 10.001,00. O ADCC paga 10k ao primeiro colocado. Então eu pensei que seria engraçado oferecer esse valor, com um dólar a mais, somente para os atletas comparecerem no evento.”, afirmou Jones.
Os irmãos William e Andrew Tackett, em comunicado divulgado nas redes, anunciaram que estão fora do ADCC para participar do CJI. “Foi uma decisão difícil para mim, especialmente porque sentia que tinha uma grande chance de vencer o ADCC esse ano. Mas um milhão não seria uma mudança de vida apenas para mim, mas para minha família inteira.”, confirmou William, pronto para entrar em ação em agosto na arena Thomas & Mack Center, em Vegas. O irmão Andrew se pronunciou em seguida, dizendo que participar do ADCC é um sonho que ele nutre desde a infância. No entanto, ele ressaltou que não dá para perder a oportunidade de duelar por uma premiação tão alta. “Se eu tenho a chance de ganhar um milhão, então eu vou atrás disso. Desejo o melhor para o ADCC e ao Mo (Jassim) e espero que o evento seja um sucesso.”.