Em entrevista ao podcast Jibber with Jabber, Craig Jones comentou sobre a personalidade online de Gordon Ryan, antigo colega de treinos do extinto Danaher Death Squad, afirmando que as atitudes do campeão do ADCC nas plataformas virtuais não ajudaram em nada no crescimento do grappling. De acordo com Jones, também membro da elite do esporte, essa evolução da modalidade aconteceria independentemente do posicionamento de Gordon na internet.
“Obviamente é o Gordon, eu acho, o melhor grappler. Mas como pessoa, é muito estranho. Eu acho ele um cara muito estranho. Eu penso sobre essa atuação dele online, acho que ele ajudou a desenvolver o esporte, mas penso que isso não tem nenhuma relação com esse comportamento nas redes. Eu acho que o esporte está crescendo apesar disso, não por causa disso. Sua perspectiva política e as coisas negativas que ele fala não ajudaram o esporte em nada. Alguns dos trash talks que ele faz inevitavelmente faz com que as pessoas se interessem mais pelas lutas, mas não acho que seja por causa dessa persona. Acho que o Gordon seria gigante se fosse um cara legal também.”, opinou.
Ao longo dos anos, conquistando títulos e prestígio ao ser considerado o melhor grappler de todos os tempos, Gordon Ryan também se vinculou a polêmicas por declarações ácidas, algumas com teor político e outras envolvendo colegas de profissão – Ffion Davies foi um alvo recente.
Trazendo Gordon Ryan e Craig Jones para o centro do embate, ambos já se enfrentaram três vezes, com três vitórias para Ryan. No entanto, o australiano está mais ativo no cenário atual. Em vitória recente contabilizada no UFC Fight Pass Invitational 6, o representante da B-Team finalizou Rafael Lovato Jr. com uma chave de calcanhar com pouco mais de um minuto de tempo decorrido. Quanto a Gordon, em período de hiato por conta de problemas de saúde, a única certeza é que teremos o astro da New Wave performando no evento principal do ADCC, em agosto, para defender seu estimado título.