O World Pro teve a definição dos finalistas do torneio nesta quinta-feira e os lutadores protagonizaram combates eletrizantes com um Jiu-Jitsu de excelência. No masculino, os brasileiros atuais campeões Meyram Maquiné, Diego Sodré e Lucas Protásio confirmaram o favoritismo com atuações seguras e conquistaram vaga na decisão.
Se esses atuais campeões avançaram com certa tranquilidade, a campanha de Fellipe Andrew não foi nada tranquila, pois ele foi ao limite para derrotar Catriel Fernandes na semifinal. Então, com a vitória, Andrew manteve vivo o sonho do bicampeonato do World Pro. O atleta da ADMA/Alliance encaixou um triângulo no minuto final, quando estava atrás do placar, e finalizou o adversário no braço.
Uanderson mostra Jiu-Jitsu mágico no World Pro
Outros destaques foram Uanderson Ferreira e Felipe Bezerra. Uanderson garantiu o lugar na final da categoria até 85kg após uma finalização incrível contra o pupilo inglês de Roger Gracie Faris Ben-Lamkadem, logo no início da luta. Além disso, o carioca derrubou o rival com um lindo harai goshi, e finalizou na sequência com uma chave de braço impiedosa.
Por outro lado, o peso pesadíssimo teve mais trabalho. Bezerra superou o atual campeão da categoria até 120kg, Yatan Bueno, em uma luta equilibrada. Então, Felipe faturou a vitória na decisão. Yatan, por sua vez, ficou com o bronze depois de vencer a repescagem horas depois.
Yuri desbanca Thalison na divisão -56kg
A grande surpresa do dia foi a eliminação precoce da estrela Thalison Soares. Thalison perdeu nas quartas de final para Yuri Hendrix, mas se recuperou e ficou com o bronze na repescagem. Por outro lado, o atleta da Cícero Costha demonstrou um jogo de guarda consistente e carimbou vaga na final. Ele vai enfrentar o árabe Zayed Alkatheeri, atual campeão da categoria até 56kg, num duelo que promete estremecer a Mubadala Arena.
Entre as mulheres, o favoritismo também prevaleceu. As brasileiras Anna Rodrigues, Júlia Alves e Gabrieli Pessanha não cederam à pressão de serem as atuais campeãs e tiveram atuações sem sustos. Então, elas terão a chance de defender os seus cinturões contra a americana Alexa Yanes, a búlgara Violeta Angelova e a compatriota Yara Nascimento, respectivamente.
Mayssa brilha no World Pro
No entanto, o destaque ficou com a pequena gigante Mayssa Bastos. A brasileira manteve a mesma pegada do dia anterior, na seletiva nacional, e venceu três adversárias para fincar sua vaga na final. Entre elas, a atual campeã Brenda Larissa, que ficou com o bronze após a repescagem. Em suma, Mayssa vai medir forças com a filipina Margarita Ochoa, que vice-campeã em 2022. A outra finalista brasileira é Ingridd Souza, medalhista de bronze na última edição, que terá que superar a britânica Nia Blackman para subir no lugar mais alto do pódio.
As finais do Abu Dhabi World Pro 2023 de Jiu Jitsu estão marcadas para esta sexta-feira, 10, a partir das 11h (de Brasília). O evento terá transmissão ao vivo e gratuita do canal TX7 Sports.
Finais masculinas faixa-preta
56kg – Yuri Hendrex (Brasil) x Zayed Alkatheeri (Emirados Árabes Unidos)
62kg – Meyram Maquiné (Brasil) x Khaled Mohammed
69kg – Diego Sodré (Brasil) x Sebastian Serpa (EUA)
77kg – Lucas Protasio (Brasil) x Pedro Ramalho (Portugal)
85kg – Uanderson Ferreira (Brasil) x Bruno Lima (Portugal)
94kg – Fellipe Andrew (Brasil) x Renan Cruz (EUA)
120kg – Felipe Bezerra (Brasil) x Anton Seleznev (Rússia)
Finais femininas marrom-preta
49kg – Mayssa Bastos (Brasil) x Margarita Ochoa (Filipinas)
55kg – Ana Rodrigues (Brasil) x Alexa Yanes (EUA)
62kg – Júlia Alves (Brasil) x Violeta Angelova (Bulgária)
70kg – Ingridd Souza (Brasil) x Nia Blackman (Reino Unido)
95kg – Gabrieli Pessanha (Brasil) x Yara Nascimento (Brasil)