A temporada de 2024 começou da melhor forma possível para Cássio Silva. No Campeonato Europeu da IBJJF, o líder da School of Champs, em Paris, garantiu a primeira colocação. Um resultado que chegou em sequência ao título do faixa-preta no Grand Slam de Tóquio, da AJP Tour, uma federação pela qual o competidor nutre grande admiração.
Em entrevista à equipe do VF Comunica, Cássio Silva, em camp para o Grand Slam de Roma, que acontece no próximo mês, disse que a sua campanha esse ano é impulsionada pelo objetivo de se manter livre de resultados negativos em seus compromissos no tatame.
“A expectativa é ganhar e me manter invicto esse ano. A AJP Tour já motivou várias federações a começar a valorizar os atletas, mas continua sendo a federação que valoriza mais.”, destaca.
França abriga desenvolvimento do esporte, de acordo com avaliação de Cássio Silva
Cássio Silva é o tipo de atleta que viaja o mundo lutando Jiu-Jitsu e os anos de experiência também lhe conferiram credibilidade para a analisar o desenvolvimento do Jiu-Jitsu em terrenos diversos. Hoje, a região que ele mais conhece é a França, por atuar no país como professor.
“Os resultados mostram a evolução que tivemos na França, eu estou fazendo minha parte também, meu projeto é profissionalizar os meus atletas na minha academia e já vejo isso acontecendo em menos de 5 anos.”, projeta.
Sem planos para o grappling esse ano, Cássio está focado nas competições de kimono, mas enfatiza que uma boa proposta pode mudar o jogo. Para isso, ele ressalta o costume de se manter preparado para qualquer desafio que surgir diante dele.
“Eu sempre procuro evoluir o meu Jiu-Jitsu, me mantendo preparado para qualquer situação, mas também procuro muito aperfeiçoar os meus pontos fortes para que eu constantemente conduza o adversário para o meu jogo.”, completa, mostrando na prática que a sua metodologia de competição está sincronizada com a efetividade.