O Campeonato Europeu 2023 começa no dia 23 de janeiro em Paris, na França. O primeiro torneio grande do calendário promete grandes ações entre os faixas coloridas, de azul a marrom.
VF Comunica selecionou 20 atletas que podem ser destaques na competição mais difícil da Europa.
Pedro Fontes / faixa-azul juvenil
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Pedro Fontes é um jovem com dedicação extrema. Suas habilidades dentro e, principalmente, fora do tatame fizeram com que ele tivesse a oportunidade de ser treinado pelos irmãos Guilherme e Rafael Mendes, na Califórnia. Pedro tem apenas quase cinco meses como faixa-azul e vai disputar seu primeiro torneio grande pela IBJJF na próxima semana. Dono de um perigoso berimbolo, Pedro é o nome mais cotado para ser campeão no juvenil 1.
Irmãs Funegra / feminino faixa-azul juvenil 2
As talentosas Ashlee e Mia Funegra são duas das atuais grandes revelações da Art of Jiu-Jitsu, comandada pelos irmãos Mendes, na Califórnia. As irmãs têm um nível técnico avançado para a idade e uma maturidade emocional de chamar atenção. Na última temporada, elas começaram sua jornada como faixa-azuis e vem embaladas com o título no Mundial Sem Kimono. Mia é peso-pena, enquanto Ashlee atua como peso leve. Olho vivo nas possíveis próximas estrelas do esporte.
Sarah Galvão / feminino faixa-azul juvenil 2
Sarah, perto de completar 17 anos, inicia sua última temporada antes de lutar na divisão adulta. Em 2022, a filha do lendário André Galvão teve conquistas importantes como a medalha de ouro no Campeonato Mundial, Campeonato Brasileiro, Campeonato Europeu e Campeonato Pan-Americano, além do título no Campeonato Mundial Sem Kimono. Sarah cresceu dentro da academia e acompanhou de perto o crescimento da Atos San Diego, hoje quartel general de uma das principais equipes do Jiu-Jitsu. Sarah é favorita na categoria meio-pesado.
Laura Kolm / feminino faixa-roxa adulto
Nova jóia da Unity Jiu-Jitsu, comandada por Murilo Santana, Laura agora retorna ao Campeonato Europeu como faixa-roxa. Na última temporada, ela conquistou peso e absoluto no Europeu 2022, depois ainda brilhou no Mundial, onde também foi medalha de ouro, desta vez somente na categoria. Ela vai lutar como peso-pesado nesta edição em Paris, na França.
João Sorriso / faixa-roxa adulto
O peso-pluma vem da escola Mário Reis e você já pode esperar algo grandioso quando alguém é treinado pelo bicampeão mundial na faixa-preta. João, na faixa-azul, conquistou um título brasileiro e mundial, o que acabou lhe rendendo a graduação para a faixa-roxa. Já com a nova faixa na cintura, ele conquistou medalha de ouro no World Pro. Escalado na divisão peso-pluma, que conta com 35 atletas, João vai tentar mostrar porque foi um atleta tão dominante na última temporada.
Cole Abate / faixa-roxa adulto
Apesar de ainda lutar na faixa-roxa, Cole Abate é um atleta já experimentado e a cor da sua faixa não reflete o seu nível de Jiu-Jitsu. O “menino de gelo” conquistou uma medalha de ouro na seletiva do ADCC, tem vitórias sobre faixas-pretas duríssimos, além de ser um dos principais treinos para o time de competição da Art of Jiu-Jitsu. Cole vai lutar no peso leve, divisão que conta com 72 atletas. O aluno de Guilherme Mendes entra como favorito na disputa.
Rerisson Gabriel / faixa-roxa adulto
Atual campeão mundial, Rerisson Gabriel é o nome a ser batido no peso-pena. O jovem do Cantagalo vem de uma temporada que oscilou bastante, mas nada que a constância o faça continuar figurando no topo do pódio.
Danylo Wruck / faixa-roxa adulto
Danylo Wruck foi um dos melhores atletas da faixa-azul em 2021, mas ainda está encontrando sua melhor versão na faixa-roxa. Atleta da Alliance, sob as orientações de Michael Langhi, Danylo teve seu ponto alto na temporada ao conquistar o título no World Pro, em Abu Dhabi, após vencer alguns opens da IBJJF. Ele é técnico, veloz e finalizador. Olho vivo no jovem meio-pesado!
Tanino Kauan / faixa-roxa adulto
Outra joia lapidada por Andre Galvão está em alta no Jiu-Jitsu. O jovem Tanino Kauan foi campeão mundial peso e absoluto como faixa azul e agora busca ser o melhor do mundo, depois de sua primeira temporada com a nova graduação, onde conquistou o topo no Pan-Americano e a medalha de prata no Mundial.
Natã Tenca / faixa-roxa adulto
A equipe Almeida Jiu-Jitsu é uma potência em São Paulo e a reformulação de novos atletas é constante. O jovem destaque do time é Natã Tenca, que foi campeão brasileiro e campeão absoluto do Pan-Americano. Sua jornada na faixa-roxa começa com grandes desafios e chegou a hora de mostrar que ele pode ser o dono da categoria peso-pesado.
Giovanna Jara / faixa-marrom adulto
Giovanna Jara é a maior revelação do Jiu-Jitsu feminino na atualidade. A jovem faixa-marrom é dominante não só no peso pesado, como também no absoluto. Ele já chegou a disputar um ADCC e tem vitórias dominantes sobre faixas-pretas como, por exemplo, Julia Boscher e Ingridd Alves.
Nia Blackman / feminino faixa-marrom
Nia é campeã do Mundial, Pan e Europeu. Em Paris, ela fará sua estreia na faixa-marrom, onde provavelmente tentará o ouro duplo. Ela dividirá a divisão mais uma vez com a rival Giovanna Jara, da Dream Art.
Dudu Granzotto / faixa-marrom adulto
Cria do Cantagalo, Dudu Granzotto hoje vive e treina como atleta profissional na Checkmat, nos Estados Unidos. Sua dedicação ao esporte já lhe rendeu dois títulos mundiais na IBJJF na faixa-azul e roxa, respectivamente. Agora, provavelmente em sua última jornada como faixa-marrom, ele quer conquistar o Europeu no peso-pena e manter a constância até o Mundial, em maio.
Lucas Maquiné / faixa-marrom adulto
Lucas Maquiné é um atleta que começou a se destacar no Brasil, principalmente, depois de vencer o GP Peso Médio do BJJ Stars Confere. Antes, ele já havia conquistado um título Sul-Americano e um Grand Slam, no Rio de Janeiro, onde venceu Carlos Henrique na final. Lucas chega com grandes chances de vencer o peso leve.
Fabyury Khrysthyan / faixa-marrom adulto
Atual campeão europeu com e sem kimono, na faixa-roxa e marrom, respectivamente, Fabyury é a nova revelação da GFTeam. Técnico, finalizador e estratégico, ele provavelmente vai ganhar novamente o peso médio.
Uanderson Ferreira / faixa-marrom adulto
De todos os nomes da lista, Uanderson Ferreira é o atleta mais experiente. Ainda como faixa-marrom, ele foi capaz de vencer o King of Mats, incluindo uma vitória gigante sobre Tommy Langaker na final, nas regras da AJP. Uanderson chega como forte candidato ao título meio-pesado.
Guilherme Cypriano / faixa-marrom adulto
Guilherme Cypriano entrou em evidência depois de conquistar peso e absoluto no Campeonato Pan-Americano em 2022, em uma chave disputadíssima. Em seus primeiros passos como faixa-marrom, foi medalhista de bronze no Brasileiro e Mundial, mas a história pode ser diferente no Campeonato Europeu. Acompanhe sua trajetória no pesadíssimo.
Rayron Gracie / faixa-marrom adulto
Filho do notório lutador Ryan, Rayron representa a nova geração da família Gracie. O jovem atleta tem conquistado títulos importante ao longo de sua jornada como, por exemplo, uma medalha de ouro no peso e no absoluto faixa-roxa. Agora, em seu caminho como faixa-marrom, ele quer continuar sendo dominante. Quem pode pará-lo no super pesado?
Anderson Kauan / faixa-marrom adulto
Aos 19 anos, Anderson Kauan é mais jovem lapidado por Marcio De Deus, na Cidade de Deus. Anderson tem dominado todas as disputas nos opens da CBJJ no Brasil e agora mira seu grande título no Campeonato Europeu, na França. Ele vai lutar na categoria peso-pesado.
Pedro Lucas / faixa-marrom adulto
Pedro Lucas é um excelente atleta competidor no Brasil e agora tem a chance de mostrar que ele é um perigo real contra qualquer um. No Europeu, ele tem a chance de consolidar seu nome contra rivais como Rayron Gracie e Henrique Betta. Olho vivo no craque!