Aurelie Le Vern, um dos principais nomes do Jiu-Jitsu feminino na faixa-preta, já está com o modo competitivo em atividade para participar do Europeu da IBJJF, em Paris, na França. No mesmo torneio que ela foi campeã no ano passado, na faixa-marrom, e foi graduada à preta, a atleta da Six Blades está na disputa esse ano pela medalha dourada na categoria adulto, meio-pesado. Como primeiro desafio na chave, Le Vern tem pela frente Raquel de Oliveira, da Cantagalo Jiu-Jitsu.
Em entrevista à equipe do VF Comunica, a francesa deixou claro que o nível de confiança está mais do que adequado. Das 6 atletas inscritas na divisão, Aurelie é um nome de destaque. “Eu estou me sentindo ótima para esse compromisso no Europeu. Esse ano o torneio vai ser realizado em Paris de novo. Então, vou estar lutando em casa. Isso faz toda a diferença.”, revela, admitindo a vantagem no âmbito emocional, em termos de motivação, de entrar em ação na terra natal.
Das competidoras que a faixa-preta terá que encarar para faturar o título, o jogo de 99% delas já é conhecido. Durante a carreira, ela já ganhou de 5 das 6 faixas-pretas do meio-pesado. Um privilégio que a coloca em posição de favoritismo. Contudo, a briga é acirrada quando se trata de um torneio de prestígio internacional, o mais importante do início do calendário. Como a própria Aurelie diz, “a categoria não está cheia, mas está com um nível mundial.”.
Foco nas seletivas do ADCC permanece como meta principal de Aurelie Le Vern
Com foco principal nas seletivas do ADCC, Aurelie revelou que o Europeu não estava nos planos dela e de Tyrone Gonsalves, marido da lutadora e faixa-preta responsável pela filial da Six Blades na Guiana Francesa. A oportunidade de lutar no Europeu resultou do apoio de patrocinadores. Ao firmar o compromisso, parte dos planos precisou de mudanças para ajustar a agenda. No entanto, a meta de antes segue intacta.
“O foco não mudou, os treinos e a preparação estão 100% voltados para as seletivas do ADCC. Logo após o Europeu, eu e Tyrone embarcaremos para São Paulo para dar continuidade aos preparativos.”, explica, mentalizando o reforço de peso que terá na academia de Melqui Galvão.
Se no ano passado Aurelie Le Vern não participou do maior torneio de Jiu-Jitsu da IBJJF em solo verde e amarelo, a campeã mundial da IBJJF desde a faixa-azul vai marcar presença no Campeonato Brasileiro, agendado para o final do mês de abril no tradicional estádio de Barueri, em São Paulo. Com a medalha de campeã brasileira no pescoço, a meta é partir para o mundial na pirâmide, na Califórnia, e repetir o feito. A estratégia está traçada e começa muito em breve no Europeu.