Estão determinadas as finais do absoluto, masculino e feminino, na classe dos adultos na faixa-preta, no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que chegou ao seu segundo e último final de semana no Ginásio José Corrêa, em Barueri, São Paulo. Compondo a final masculina, estão Pedro Lucas, representando a Companhia Jiu-Jitsu, e do outro lado da disputa, Hygor Brito, da Lótus. Quanto à decisão feminina do título de campeã do absoluto no Brasileiro, Gabrieli Pessanha, da Infight, e Yara Soares, do time da Fratres, vão duelar pelo ouro. As finais do absoluto acontecem amanhã no último dia do torneio da IBJJF, junto com a definição dos campeões da faixa-preta, adulto, de cada divisão de peso.
Pedro Lucas levou a melhor na semi contra Pedro Machado; Hygor Brito garantiu vaga na final ao vencer Kennedy Maciel no placar
Na primeira luta da fase eliminatória, Pedro Lucas assumiu a dianteira ao vencer Matheus Marques, da GFTeam, por pontos. Avançando para as quartas de final, o “Herói do Gueto”, como é conhecido, ficou frente a frente com Anderson Kauan, faixa-preta de Márcio de Deus. O confronto registrou mais uma vitória por pontos para o atleta da Companhia Jiu-Jitsu. Na disputa válida pela semifinal, contra Pedro Machado (Atos), a mais acirrada da jornada de Pedro Lucas, a decisão dos árbitros concedeu a vitória ao então finalista do peso aberto.
Na segunda chave da disputa, Hygor Brito teve que fazer uma luta a mais que Pedro Lucas, por conta do seu posicionamento na chave, para garantir a vaga na final. Na primeira disputa eliminatória, o faixa-preta da Lótus Club superou Filipe Pimentel, da Vision, na pontuação. Depois de dar mais um passo na chave, Brito enfrentou Rafael Paganini na segunda luta de corte. Na ocasião, ele saiu com a vitória, mais uma vez por pontos. Rumo à semifinal, Hygor conseguiu finalizar o atleta Harryson Pereira nas quartas. Tendo Kennedy Maciel como adversário na última luta do absoluto de sábado, Hygor Brito saiu vitorioso depois de um combate com movimentações importantes de segundo a segundo. O representante da Lótus Club acabou vencendo o filho de Rubens ‘Cobrinha’, uma das promessas do Brasileiro, por uma diferença de duas vantagens.
Gabi Pessanha reafirma favoritismo no Brasileiro e Yara Soares emplaca duas vitórias antes da disputa final, neste domingo
Nos confrontos das faixas-pretas, Gabrieli Pessanha, fazendo jus ao favoritismo, iniciou a campanha no absoluto no Campeonato Brasileiro vencendo Maria Eduarda, da CheckMat, por finalização. A faixa-preta da Infight acabou nas costas da adversária e encaixou os dois ganchos, concluindo o domínio para finalizar. Na semifinal, Gabi enfrentou Stéfhanie Costa, da Fernando Tererê BJJ. A finalista do absoluto saiu ilesa do combate, encerrando o placar com 8×0 a seu favor.
Do outro lado da chave Yara Soares (Fratres) começou sua jornada contra Gabriela de Faria, colega de equipe de Pessanha. Na luta, Yara deu o bote em uma espécie de omoplata e, antes de efetivar o movimento, a adversária bateu. Na semifinal, a vitória da faixa-preta da Fratres veio por pontos no placar, resultado que tirou Melissa Cuelo da final, atleta da Alliance.