em

Conheça os campeões dos primeiros dias do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Kalebe Henrique, Maycon Gabriel e Ágatha Nigro brilham na faixa-azul

Ágatha Nigro, da DreamArt, foi campeã do absoluto feminino na faixa-azul, entre as competidoras do adulto, no segundo dia de Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Ágatha Nigro, da DreamArt, foi campeã do absoluto feminino na faixa-azul, entre as competidoras do adulto, no segundo dia de Campeonato Brasileiro. Foto: @cbjjoficial

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da IBJJF, um dos mais tradicionais do calendário, já está acontecendo em Barueri, São Paulo. Nos primeiros dias da competição, que começou no sábado, dia 20 de abril, os atletas juvenis brilharam nos tatames graças a um Jiu-Jitsu desenvolvido com maturidade. Na relação de campeões do absoluto, nota-se que todos foram double gold, chegando ao final da competição com 100% de aproveitamento, tanto na divisão de peso quanto na disputa do peso aberto.

Fernando Paiva, uma das apostas de ouro de Melqui Galvão, faturou duas medalhas de campeão após passar por sete lutas, com um total de cinco finalizações. Na final do absoluto leve, juvenil 1, o faixa-azul venceu Jonathan Anderson, representante da Gracie Barra. No duelo final da divisão de peso, a categoria leve, Fernando Paiva levou a melhor sobre Alyson Lima da Silva (Checkmat), conquistando o primeiro ouro. 

Na segunda divisão do absoluto, entre os atletas das categorias mais pesadas, Kalebe Henrique, mais um colega de equipe de Mica Galvão, foi o vencedor do absoluto pesado, em seu primeiro ano competindo entre os juvenis. Na final do peso aberto, ele venceu Thiago de Deus, da Infight. No desfecho do resultado do meio-pesado do juvenil 1, na faixa-azul, Kalebe encabeçou o pódio com o ouro no pescoço, seguido de João Vitor Martins e Guilherme de Souza, ambos atletas da Melqui Galvão.

Kalebe Henrique, atleta juvenil de Melqui Galvão, foi double gold, na faixa-azul, no Brasileiro de Jiu-Jitsu.
Kalebe Henrique, atleta juvenil de Melqui Galvão, foi double gold, na faixa-azul. Foto: @cbjjoficial

Maria Eduarda Aguiar, da Vision, foi a campeã do absoluto leve no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. Na final, ela enfrentou Sabrina Pereira, da GFTeam, e terminou o combate com o braço erguido. Para conseguir o seu primeiro ouro no torneio, Maria Eduarda conseguiu vencer Thauany Guimarães (Double Five) na luta final da chave das meninas do peso leve, no juvenil 1, faixa-azul. Livia Barasine, aluna de Caio Almeida, foi double gold ao superar na final Dania Silva na decisão do absoluto pesado. A faixa-azul da JFC Almeida também foi o grande destaque no super-pesado, ao vencer a final da divisão contra Ana Carolina de Sousa, da equipe de Fernando Tererê.

Nas lutas do juvenil 2, entre os competidores da faixa-azul, Melqui Galvão continuou fazendo campeões. Guilherme Balieiro foi quem subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer Caio Gabriel Leon (DreamArt) no duelo final do absoluto leve. Guilherme, atleta peso pena, faturou o primeiro ouro da competição ao vencer João Victor Araújo, representante da Checkmat, na última ponta da chave da divisão. 

Maycon Gabriel, da escola CT Emerson Martins, foi um dos atletas do juvenil iluminado pelos holofotes do Brasileiro. No combate final do peso aberto, contra Lucas Yan, da Melqui, o atleta demonstrou um jogo justo, com passagem de guarda indefensável e finalização pelas costas. Assim, ele saiu campeão do absoluto pesado, no juvenil 2. Na categoria pesado, o topo do pódio foi resultado da vitória sobre Yuri Monteiro (GFTeam), na reta final do peso pesado. 

Maycon Gabriel brilhou no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. Atleta do CT Emerson Martins foi campeão do absoluto pesado e da divisão de peso, juvenil 2.
Maycon Gabriel brilhou no Campeonato Brasileiro. Atleta do CT Emerson Martins foi campeão do absoluto pesado e da divisão de peso, juvenil 2. Foto: @cbjjoficial

Alexa Rose Herse, da Atos, foi a competidora da faixa-azul, juvenil 2, que brilhou mais forte no Campeonato Brasileiro. A jovem foi campeã do absoluto leve ao vencer Nicolly Kethelen, da Gracie Barra, na disputa final. Antes disso, ela superou Kellen Cristina Ferreira, da GFTeam, na luta decisiva da categoria peso leve. Hazel Butcher-Salazar, da Alliance, recebeu o título de campeã brasileira, peso e absoluto, ao superar Kellen do Nascimento (Fernando Tererê) na final da disputa do peso aberto, que abrange as divisões mais pesadas. Para assumir a primeira colocação no super-pesado, juvenil 2, faixa-azul, Hazel venceu Karolina Victoria (DJ Team), na luta final da categoria.

Primeira vez competindo Jiu-Jitsu no Brasil, Hazel Butcher-Salazar vai voltar para casa com duas medalhas de ouro, campeã peso e absoluto.
Primeira vez competindo no Brasil, Hazel Butcher-Salazar vai voltar para casa com duas medalhas de ouro, campeã peso e absoluto. Foto: @cbjjoficial

Ontem, dia 21 de abril, foi a vez também das meninas do adulto, faixa-azul, entrarem na disputa do tão sonhado título do Campeonato Brasileiro, em Barueri. A campeã do absoluto foi Ágatha Nigro, fechando a final com a parceira da DreamArt, Bia Alves que, por sua vez, conseguiu ouro da disputa do peso-médio, após campanha finalizadora na chave. Em entrevista ao VF Comunica, Ágatha, a campeã do absoluto, dedicou o ouro à memória de sua avó, uma apoiadora da carreira da atleta, desde os primeiros passos dela no esporte. 

Desembarcando no país direto de San Diego, nos Estados Unidos, Emily Leyva, pupila de André Galvão foi ouro no peso-pluma e salientou, em entrevista ao VF Comunica, que as meninas no Brasil são mais duras, fortes e sempre apoiadas por uma torcida muito passional. Para ser campeã da divisão, Emily precisou vencer Jeniffer Eduarda, representante da Vision. No absoluto, Emily ficou com a terceira colocação.

Kamila Abreu da Silva e Any Caroline Oliveira, ambas da DreamArt, foram as que conseguiram o título no peso galo e pena, respectivamente. Juliana Sales Correa (Alliance) e Sophia Abranches (Vision) ficaram com a prata, nesta ordem. Nas disputas do pesado, quem se saiu melhor foi Raika dos Santos, colocando a Fratres no radar ao superar Eloah Trancoso (R10BJJ) na final da divisão. Daniele Daltro (GFTeam) foi a campeã da última divisão do feminino adulto na escala de peso, a super-pesado, na faixa-azul. Na luta decisiva, ela venceu Iasmim Gabrielle (Família Gomes).

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Gisele Bündchen, faixa-roxa de Jiu-Jitsu, reforça benefícios adquiridos com a arte marcial

Fabricio Andrey explica decisão de ficar de fora do Mundial e visa ADCC