O BJJ Pro Rio de Janeiro sacudiu a Arena de Deodoro no último sábado, 28 de outubro, com um Jiu-Jitsu de alto nível. Os faixas-pretas entraram em ação e ferveram o caldeirão do ginásio. Além disso, os atletas da elite do Jiu-Jitsu duelaram em busca do cheque de R$6400. A grande atração do dia foi o retorno do tricampeão mundial Erich Munis às competições de Jiu-Jitsu.
Erich não lutava desde o Mundial 2023 e mostrou por que é um dos craques mais eficientes da atualidade. Erich disputou apenas a final do pesadíssimo porque seus parceiros de Fratres, Pedro Elias e Helder Tropeço, abriram nas fases anteriores,
Mesmo assim, Erich Munis mostrou seu Jiu-Jitsu refinado. Ele mediu forças com Pedro Alex Bombom e protagonizou uma luta de altíssimo nível. Bombom surpreendeu e puxou Erich para a guarda. O atleta da GFTeam Jiu Art conseguiu a raspagem, mas Erich revidou em seguida. “Bombom” se manteve firme e assumiu a frente ao conseguir nova raspagem.
Erich mostra Jiu-Jitsu refinado
O rumo da luta mudou quando Erich passou a impor seu jogo com autoridade. Ele executou sua clássica raspagem com o pé na lapela e progrediu na sequência. Erich passou a guarda e depois atacou o braço. “Bombom” não mediu esforços para defender, mas não evitou a finalização. Erich aplicou um plástico armlock para liquidar a fatura.
Vale destacar a campanha de Pedro Alex no BJJ Pro Rio de Janeiro. O atleta da GFTeam Jiu Art enfileirou três vitórias antes de chegar à final. Entre eles, “Bombom” superou os promissores Pedro Lucas e Anderson Kauan.
Pedro Machado manteve a hegemonia no peso pesado e se consagrou bicampeão do BJJ Pro Rio. Pedro teve atuação sem falhas no decorrer do evento da IBJJF e foi dominante em todas as lutas. Na final, o atleta da Atos imprimiu seu Jiu-Jitsu agressivo e finalizou Horlando Monteiro com um armlock. Horlando tentou resistir, mas Pedro foi implacável.
Pedro Bolo domina peso médio
Pedro Bolo está na reta inicial na faixa-preta, mas tem mostrado que chegou para embolar o peso médio. O representante do Dream Art teve desempenho consistente no peso médio e emplacou três vitórias contra atletas experimentados na faixa-preta. Nas primeiras fases, “Bolo” superou Arley Pacheco e Alexandre Robinho. Na final, Pedro envolveu Felipe Criatina com sua guarda engenhosa e sacramentou a vitória com uma finalização na chave de pé.
Matheus Onda está em ascensão no peso-pena e deu continuidade ao ótimo momento na categoria. Ele foi campeão do BJJ Pro nos últimos meses e manteve a escrita no Rio de Janeiro. Em suma, Matheus venceu três lutas com autoridade para boletar o ouro. O lutador do Barbosa Jiu-Jitsu bateu Leandro Lima por pontos na disputa pelo ouro.
Stefhanie leva o ouro duplo no BJJ Pro
Stefhanie Costa foi o grande destaque feminino da faixa-preta do BJJ Pro. Ela ficou com o ouro no superpesado e venceu o absoluto com atuação dominante. A atleta da Forma Jiu-Jitsu emplacou três vitórias seguidas e foi coroada após vencer a final com um estrangulamento.
Jessica Caroline teve uma performance consistente no peso-pluma e levou o ouro depois de vencer duas lutas. Por outro lado, no peso-pena, Camila Roque foi o grande destaque e se consagrou campeã. Larissa Martins, do Dream Art, foi soberana no peso leve e Sabrina Gondim confirmou o favoritismo no peso médio. Além disso, No meio-pesado, Welma Moreira conquistou o ouro e Gessica Soares foi campeã por WO no pesado.
Clique aqui para conferir os resultados completos.