Após pavimentar uma carreira bem sucedida no MMA, com títulos sucessivos e participação em eventos renomados, como o One Championship, organização que lhe rendeu o cinturão do peso galo com direito a 11 vitórias em defesas de título, Bibiano Fernandes está de volta, mas desta vez aos tatames azuis e amarelos da IBJJF, um palco que ele também já deu espetáculos.
Bibiano está inscrito no Pan-Americano da federação, evento que começa amanhã na Flórida, nos Estados Unidos. Para o competidor tarimbado, participar de um dos torneios mais disputados da temporada é um motivo de felicidade, por poder vestir o kimono novamente para entrar em ação.
“Estou treinando para esse campeonato há seis semanas e estou feliz de poder competir de kimono de novo. Com relação à expectativa para o campeonato, eu sempre fui um cara focado, que sabe o que tem que ser feito e analisa as situações. Eu só preciso ajustar as pegadas e ficar atento nas finalizações que talvez eu precise adaptar.”, comenta o faixa-preta que vai atuar no master 3, peso pena, entre 21 competidores.
Responsável pela Flash Academy, no Canadá, Bibiano Fernandes agora está aproveitando e se aprimorando na função de professor. Para o Pan, o faixa-preta está levando três dos seus alunos para compartilharem a adrenalina em equipe.
“Ser professor é um grande desafio, a gente precisa manter o foco sempre nos alunos. Essa é uma função nova para mim, completei agora quatro meses como professor. Eu já ajudei outras pessoas, mas ter a minha academia é completamente diferente. Estou feliz em poder ajudar os meus alunos e estou levando comigo três alunos para lutar o Pan.”, afirma à equipe do VF Comunica.
Para Bibiano Fernandes, o importante é passar segurança aos alunos
Ainda segundo Bibiano, o seu legado como lutador prestigiado é um aliado à segurança que ele passa para os seus alunos, por conhecer bem cada etapa do caminho percorrido por um lutador com a sua experiência, seus conselhos são recebidos com credibilidade.
Na Flash Academy, Bibiano Fernandes tem turmas diversas, com alunos mais voltados ao Jiu-Jitsu comercial e outros que preferem o ambiente da competição. Para manter a academia como um lugar confortável para todo tipo de público, Bibiano valoriza as particularidades de cada membro dos diferentes grupos.
“O Jiu-Jitsu comercial, mais voltado para as famílias, é importante para que as pessoas entendam a importância da disciplina, de ajudar um ao outro. Uma aluna minha estava passando por um problema, o filho dela teve câncer e toda a família fazia Jiu-Jitsu. Ela veio me agradecer pelo espaço, sempre acolhedor. Quanto ao Jiu-Jitsu competitivo, o compromisso é treinar sempre, ajustar o jogo dos competidores.”, conclui.