O Rio Grappling Championship, torneio organizado pela CBLLE, foi realizado no dia 25 de fevereiro no Club Municipal, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. A competição, que deu início ao calendário competitivo da confederação, teve um significado especial para Bernardo Passos. Regressando ao seu estado de nascimento, diretamente de Paris, Bernardo ficou com a medalha de ouro do evento e foi homenageado por ser uma figura de representatividade da Luta Livre, com reconhecimento internacional.
“Eu estava muito feliz em poder competir novamente na modalidade onde eu comecei toda minha carreira. Na minha primeira luta, eu finalizei em uma chave de calcanhar. Na segunda luta, venci por pontos. Na final, iria lutar com o meu Mestre; então, fechamos a categoria. Foram lutas boas contra adversários ranqueados da CBLLE.”, comenta o atleta participante do torneio que serviu também para a definição da seleção brasileira da modalidade.
Convite para lutar surgiu em cima da hora e Bernardo Passos abraçou com sucesso o compromisso
A princípio, Bernardo iria participar do Rio Grappling apenas como homenageado, mas dois dias antes do evento, foi convidado para lutar. O fato de não ter tido tempo hábil para se preparar exclusivamente para esse torneio, somado à performance que o levou ileso à final, mostra que o domínio técnico da Luta Livre já está no sangue. Já tendo declarado ao VF Comunica que gostaria de ser lembrado como o maior representante da modalidade nos eventos de grappling e MMA, a homenagem recebida foi mais do que justa.
“Eu já sabia que eles iriam me prestigiar, mas foi uma sensação incrível ver meu trabalho sendo reconhecido por todos e pela modalidade na qual comecei. Eles me entregaram certificados da CBLLE e dei algumas entrevistas contando um pouco da minha trajetória para a nova geração da Luta Livre. Isso mostra que um jovem criado em meio às dificuldades da vida pode se tornar uma referência para o esporte e para o mundo.”, afirma, feliz por ser fonte de inspiração.