em

Bernardo Passos celebra triunfo em GP de grappling: “dever cumprido”

Joia do grappling, Bernardo foi campeão do GP Guruma após vencer três lutas

Bernardo Passos foi campeão do GP Guruma, na França. Foto: Reprodução/Instagram
Bernardo Passos foi campeão do GP Guruma, na França. Foto: Reprodução/Instagram

Bernardo Passos emplacou mais uma grande conquista no grappling na Europa. O brasileiro se consagrou campeão do GP Guruma após ter desempenho avassalador no evento francês. Bernardo venceu três lutas seguidas para assumir o trono do Grand Prix. 

Depois de vencer os dois primeiros combates em menos de um minuto, Bernardo levou a melhor numa batalha de 40 minutos. O triunfo veio após finalizar com o mata-leão e defender a pegada de costas com sucesso. Bernardo deu sequência ao momento sublime e segue imparável no continente europeu. 

Em entrevista ao VF Comunica, Bernardo Passos explicou o regulamento do GP de grappling e comentou a experiência do teste em mais uma competição na França.

“Lutar em alto nível contra estilos diferentes é sempre gratificante porque enfrentar atletas com estilos diferentes me ajuda muito a deixar meu jogo mais completo. Era um GP apenas finalização com 40 minutos de combate, sem sistema de pontuação. Caso não tivesse finalização, iríamos jogar cara ou coroa para decidirmos quem começaria nas costas. Tínhamos um minuto para finalizar e o outro para fugir da pegada de costas. Quem finalizasse mais rápido ou fugisse antes, ganharia o combate”, descreveu Bernardo. 

Bernardo segue dominante no grappling

Bernardo detalhou sua campanha rumo ao título e enalteceu a qualidade do adversário.

“Fiz 3 lutas no GP Guruma. Nas quartas de final, finalizei meu adversário em 19 segundos via Heel Hook. Já na semi, finalizei meu adversário em 24 segundos. Por outro lado, lutei os 40 minutos na final contra um ótimo adversário. Então, fomos para o overtime. Finalizei a disputa em dez segundos no mata-leão e depois defendi as costas para ser campeão”, comentou o craque.

Bené é um dos principais representantes brasileiros do grappling na Europa e atravessa ótima fase. Ele não só tem vencido, mas tem conseguido impor seu estilo finalizador. Bernardo traduziu a sensação de ter vencido o GP após 40 minutos intensos e citou seus títulos mais recentes.

“Foi uma guerra de 40 minutos. Tive sensação inexplicável quando venci porque finalizei rápido nas duas primeiras lutas, mas a final foi muito dura. Consegui finalizar no overtime e depois escapei das costas. Foi o sentimento de dever cumprido. Eu venho de muitas vitórias seguidas no grappling, ganhei três eventos em três semanas seguidas: GP CKF, GP Guruma e Paris Open. Venci 11 lutas no total e finalizei todas”, disse Bernardo.

Evolução no aspecto mental

O faixa-preta tem um jogo implacável e está em constante evolução. No entanto, Bernardo frisou que sua crescente nas competições se deve principalmente ao trabalho do lado mental. 

“Tenho evoluído bastante a minha parte mental desde que cheguei à Europa. Sempre treinei muito e faço de tudo para melhorar e aprender novas técnicas, mas eu nunca consegui dominar a parte mais importante do meu corpo: meu cérebro. Eu desacreditava muito do meu trabalho e deixava o medo de perder falar mais alto do que a minha vontade de ganhar. Então, quando eu cheguei à Europa, sem família, sem dinheiro, sem nada, eu não tive outra opção a não ser acreditar em mim 100%. Coloquei na minha cabeça que era o melhor do mundo e que poderia vencer qualquer adversário em minhas condições atuais. Então, isso me fez conquistar 20 títulos e apenas uma medalha de prata, em um ano e cinco meses na Europa”, ressaltou o grappler.

Bernardo comenta desafio no MMA

Bernardo também é atleta de MMA e possui um cartel de três vitórias e nenhuma derrota. Ele mencionou que seu próximo desafio será nas artes marciais mistas e afirmou que depois pretende traçar a rota rumo ao ADCC. 

“Meu foco está todo voltado ao MMA agora, farei uma luta no evento Ares, em janeiro de 2024, e depois vou competir na seletiva do ADCC Brasil”, finalizou Bené.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Erich Munis conquistou o ouro no pesadíssimo do BJJ Pro. Foto: Divulgação/CBJJ

BJJ Pro: Erich Munis tem retorno triunfal e finaliza Pedro Bombom

Renzo Gracie tem uma história de sucesso em Abu Dhabi. Foto: Reprodução/Instagram

Renzo Gracie exalta crescimento do Jiu-Jitsu em Abu Dhabi