O Mundial No Gi da CBJJE, que será disputado de amanhã até domingo em São Paulo, é o ponto de partida dos principais torneios de grappling disputados no Brasil. Com premiação em dinheiro para os campeões absolutos e para todas as divisões da faixa-preta, masculino e feminino, o torneio vem ganhando o seu espaço, sendo incluído no calendário competitivo de grandes nomes da modalidade.
O time de Melqui Galvão chega pesado para essa disputa sem kimono na CBJJE. Kauã Gabriel, um dos campeões do avassalador Team Modolfo do AIGA, campeão brasileiro No Gi da IBJJF, peso e absoluto, é a fera que aterroriza o peso leve. Nikolas de Souza, duas vezes campeão de Opens do ADCC, é outro representante da bandeira do pai de Mica. Com ele está a responsabilidade de levar a melhor no médio. Matheus Ferreira, já em fase de aquecimento para as seletivas do ADCC, participa do torneio no meio-pesado. Nikolas e Matheus também vão colocar o grappling em jogo no absoluto.
O manauara Francisco Lo, representando a Checkmat, é o nome mais temido do meio-pesado e promessa de bons duelos no absoluto. O campeão do Pan No Gi da IBJJF no ano passado tem tudo para começar a temporada com o pé direito nesse compromisso na CBJJE. O campeão mundial Isaque Bahiense, que vem de vitória por finalização contra Matheus Spirandeli no BJJ Stars, é um ídolo que vai entrar na guerra pelo título dos pesos pesados e do absoluto no Mundial da CBJJE. Uma divisão acima, no Super Pesado, reserva uma posição de privilégio para Henrique Ceconi, um dos principais nomes do grappling profissional da atualidade e campeão mundial sem kimono pela IBJJF. Nos registros do absoluto, o nome da fera também está presente.
Na disputa do feminino, o retorno de Bia Brasílio às competições de Jiu-Jitsu sem kimono, após uma lesão na mão e dedicação total aos treinos de MMA, é o acontecimento mais aguardado. A estrela da Almeida JJ, bicampeã mundial lutando de pano pela IBJJF na faixa-preta, é a favorita entre as competidoras do peso leve. Franciele Nascimento, do time reforçado de Melqui Galvão na CBJJE, vai medir forças na mesma categoria de Bia. As duas estão inscritas para o absoluto. Tamiris Silva, atleta profissional de Jiu-Jitsu pela Dream Art, campeã brasileira da faixa-branca à preta, é a aposta de ouro para a divisão pesadíssimo.
O Campeonato Mundial No Gi da CBJJE começa amanhã, dia 26 de janeiro e termina no próximo domingo, dia 28. O evento promoverá os aguardados combates de grappling no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.