em

Jovem lapidada na AOJ vai em busca do Mundial na faixa-roxa

A atleta é treinada por Guilherme Mendes na Art of Jiu-Jitsu, em Costa Mesa, na Califórnia

Ana Lua Muniz concluiu período na faixa-azul com dois títulos mundiais da IBJJF, com e sem kimono.
Ana Lua Muniz concluiu período na faixa-azul com dois títulos mundiais da IBJJF, com e sem kimono. Foto: Arquivo Pessoal

Ana Lua Muniz, atleta brasileira nascida em Florianópolis, é hoje um dos diamantes lapidados pelos irmãos Mendes na AOJ, uma das academias de Jiu-Jitsu mais prestigiadas na atualidade. Faixa-roxa há seis meses,  Lua foi destaque na faixa-azul com uma campanha dourada no Mundial, encerrando esse ciclo com duas medalhas de ouro da IBJJF – ambas conquistadas nos Mundias com e sem pano.

“O planejamento do ano passado incluía esses dois Campeonatos Mundiais. Os objetivos foram cumpridos e assim fui promovida. Acho que a troca de faixa veio em um momento muito bom que já estava mais madura em diversos aspectos para chegar na divisão como uma das principais e não apenas mais um nome na chave.”, destacou Lua em conversa com o VF Comunica, dias antes de encarar mais um Mundial da IBJJF na Pirâmide, mas desta vez na faixa-roxa.

Ana Lua está confiante e se vê como favorita ao título mundial na faixa-roxa

A responsabilidade de capturar mais um título mundial, agora em uma graduação acima, não se reverte em negatividade na confiança de Lua no próprio jogo. Medalhista de prata no Pan-Americano, Lua conta que fez um trabalho específico de posições para voltar ao topo da divisão no Mundial.

“Eu, junto com meus professores, fizemos um trabalho muito específico para o Mundial, traçamos grandes objetivos para a competição e estratégias para se destacar na competição. Logo após o Pan sentamos e fizemos um planejamento para o Mundial e, desde já, colocamos em prática nos treinos, todos muito intensos, com estudo de posições e parte física.”, contou Lua que vai lutar esta semana, na sexta, dia 31.

Mudança para a AOJ profissionalizou dedicação da jovem ao Jiu-Jitsu

Lua treina desde os três anos de idade com o pai e toda a dedicação ao esporte fez com que ela tomasse decisões profissionais para sua carreira. A jovem mudou para Califórnia, onde passou a treinar exclusivamente na AOJ, escola que formou Tainan Dalpra e tem atletas de alto rendimento como Mayssa Bastos, Cole Abate e Diego ‘Pato’, todos campeões mundiais.

“Na minha visão, tenho certeza que vou conquistar esse título, sem dúvida alguma. Estou muito confiante e pronta para esse momento.”, concluiu Lua, certa de que está posicionada no lugar e no momento certos.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Michael Bisping projeta disputas de título para McGregor depois do UFC 303

Luan Carvalho relembra conquistas importantes antes de ministrar camp com Roney Edler, no Ceará