O americano Kade Ruotolo está confirmado no evento principal da organização, programado para agosto em Las Vegas, nos Estados Unidos. Atual campeão da divisão até 77 kg, o atleta da Atos vai buscar o bi-campeonato na categoria que já conta com lutadores do calibre de Jonnatas Gracie, convidado por Mo Jassim, Alexandre ‘Robinho’, campeão da seletiva de São Paulo e Andrew Tackett, medalha de ouro na seletiva de Las Vegas e outras feras.
O irmão gêmeo de Tye, que luta hoje, dia 5 de abril, contra Francisco Lo no One Championship em luta válida pelo peso combinado, não vai colocar o cinturão dos leves em disputa. Sua última defesa foi em um confronto contra Tommy Langaker em janeiro deste ano, onde ele venceu por unanimidade nas papeletas da arbitragem.
A performance de Kade Ruotolo no ADCC é aguardada pelos admirados com grande expectativa, considerando que ele é um dos grapplers mais destacados do momento, conhecido por um Jiu-Jitsu ágil, progressivo e tecnicamente refinado. Em 2022, Kade venceu todos os seus adversários da categoria por finalização e tornou-se o mais jovem atleta a conquistar o título do ADCC, isso com apenas 19 anos.
Na primeira luta, contra Lachlan Giles, Kade finalizou com uma chave de braço. Na sequência, frente a frente com Roberto Jimenez, o astro da Atos deu um bote com heel hook para finalizar. Na semifinal, vale lembrar que Kade repetiu o armlock, aplicando a finalização para decidir o combate contra PJ Barch. Já na disputa pelo ouro, Kade atacou o calcanhar de Mica Galvão para finalizar e vencer. O título veio com uma taxa de 100% em finalizações.