em

AJP USA comemora expansão e aquece as turbinas para o Grand Slam em Miami

Organização tem como objetivo expandir e profissionalizar ainda mais o Jiu-Jitsu

Henrique Carepa aposta em expansão ainda mais veloz da AJP USA ao longo da temporada.
Henrique Carepa aposta em expansão ainda mais veloz da AJP USA ao longo da temporada. Foto: Arquivo Pessoal

A AJP Tour, reconhecida pelo elevado nível em termos de estrutura e por reconhecer o Jiu-Jitsu como esporte profissional, é uma federação que vem experimentando a expansão em território global. No caso da AJP USA, que organiza os torneios nos Estados Unidos, não poderia ser diferente. Em entrevista ao VF Comunica, Henrique Carepa, presidente da federação, comentou sobre as metas alcançadas e os planos em execução para os eventos que serão idealizados ao longo da temporada.

“Desde o início do ano, nós fizemos com sucesso cinco eventos da AJP, na Carolina do Sul, Flórida e Texas. Nós já confirmamos, ou estamos nas negociações finais, eventos para cada mês restante do ano. Eles acontecerão em diversas regiões do país, incluindo Georgia, Califórnia e Massachusetts, assim como teremos eventos em outros estados fundamentais que ainda não foram acionados pelas federações que operam nos Estados Unidos.”, apontou Carepa.

Adesão cada vez maior de atletas é um incentivo aos organizadores

Em uma análise de desempenho dos últimos torneios da AJP USA, Henrique destaca o aumento do número de atletas participantes, também resultado do estímulo dos professores que encorajam o aluno a se inscrever em um torneio que oferece melhores recompensas aos competidores, como premiação em dinheiro e visibilidade. Com a atuação no cenário competitivo de Jiu-Jitsu, no âmbito da organização de torneio, a missão da federação é se diferenciar entre as demais.

“Embora existam muitas organizações e campeonatos operando nos Estados Unidos, a AJP se diferencia pelo compromisso em oferecer uma experiência focada no atleta, oferecendo um torneio bem acima da média, com um valor enorme. A AJP prioriza a contratação de árbitros experientes que mantenham uma atmosfera segura e o conhecimento especializado deles leva a um maior grau de justiça e precisão na pontuação, promovendo uma melhor experiência ao inscrito. Além disso, a AJP investe em recursos para eventos de alta qualidade e bem projetados, o que inclui tapetes, sinalização e pódios, providenciando uma atmosfera muito mais caprichada e com aparência profissional do que a de organizações concorrentes.”, elencou Henrique.

Diego ‘Pato’, faixa-preta da AOJ, acabou de ser campeão no Abu Dhabi Grand Slam em Roma, na Itália. Foto: AJP Tour

O Grand Slam da AJP Tour nos Estados Unidos vai acontecer em Dallas, nos dias 28 e 29 de setembro, um evento muito aguardado pelos competidores. Para além das premiações recorrentes por toda a temporada, Henrique Carepa aponta a visibilidade em larga escala como uma das maiores vantagens de participar em um evento dessa magnitude.

“O Grand Slam impacta o atleta profissional tanto a curto quanto a longo prazo. A AJP oferece mais de um milhão de dólares em prêmios durante toda a temporada. Significativo também é o investimento na qualidade da produção do evento, posicionado como um torneio prestigiado, de alto nível, muito estimado pela comunidade do Jiu-Jitsu. O sucesso em um evento como esse proporciona ao atleta exposição significativa para um grande público”, encerrou.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Caio Borralho projeta estreia no grappling e aposta em Sean Strickland contra ‘Borrachinha’

Duda Gracie, juvenil faixa-azul, mira ouro no Mundial da IBJJF e no ADCC Youth