em

ADXC 2 é o primeiro grande evento de Jiu-Jitsu profissional em 2024

Aljamain Sterling, ex-campeão do UFC, e o argentino Pablo Lavaselli são alguns dos nomes confirmados

Card do ADXC 2 é composto por 14 lutas, 7 de Jiu-Jitsu e 7 de grappling. Foto: ADXC Oficial

A ultramoderna Mubadala Arena vai ficar pequena ao receber a constelação que compõe o card da segunda edição do ADXC, agendada para o dia 19 de janeiro. O evento sediado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, apresenta uma proposta híbrida de combates, com e sem kimono, inaugurando com classe a temporada de eventos profissionais de 2024.

ADXC escalou ex-campeão do UFC para o main event de grappling

No total, serão 28 atletas atuando em 14 combates, 7 deles de grappling e a outra metade de Jiu-Jitsu com kimono. Para lutar nas regras do grappling, o ADXC escalou Aljamain Sterling, ex-campeão peso galo do UFC. O atleta, com alto grau de periculosidade, é dono de um histórico de vitórias expressivas sobre lutadores como T.J Dillashaw e Henry Cejudo. Na rota de colisão promovida pelo evento principal do ADXC está Chase Hooper, atleta menos experiente, dez anos mais jovem que Aljamain, vindo de vitória recente por finalização, mata-leão, em um duelo contra Jordan Leavitt em edição do UFC realizada em novembro do ano passado. Sterling tem a seu lado o conhecimento de um veterano. No entanto, a disposição de quem quer alavancar o próprio nome, caso de Chase, pode falar mais alto.

Na luta principal de kimono, Bruno Lima ostenta como feito recente o título mundial no Abu Dhabi World Pro, da AJP Tour. No ano anterior, em 2022, o faixa-preta também registra um título importante: o Europeu da IBJJF. Caso vença o seu adversário Manuel Ribamar no ADXC 2, Bruno Lima já começa a temporada em posição privilegiada. Um soldado do Jiu-Jitsu de longa data, cria da Cícero Costha, Manuel Ribamar é a voz da experiência nesse duelo do peso médio. Campeão do Pan No Gi da IBJJF em 2022, a oportunidade de estrelar o evento principal do ADXC significa um retorno triunfal de Ribamar aos grandes palcos do Jiu-Jitsu. 

Ffion Davies, autoridade feminina do esporte, vai atuar no co-main event do ADXC 2

Atleta nascida no País de Gales, Ffion Davies figura entre os principais nomes do grappling feminino da atualidade. Com desempenho estrondoso nos últimos anos, Davies foi campeã do ADCC em 2022 e tem como conquista recente o double gold no Mundial No Gi da IBJJF. Ainda ressaltando os êxitos do ano passado, a faixa-preta também demonstrou dominância de kimono, sagrando-se campeã mundial da modalidade, pela IBJJF, mais uma vez. A adversária selecionada a dedo para ficar frente a frente com Davies é a atleta da Nova União Luana Pinheiro. Lutadora do plantel do UFC, Luana é faixa-preta de Judô, mesma qualidade que colocou a lenda Ronda Rousey no mapa. Ou seja, a habilidade de aplicar quedas indefensáveis é um diferencial. A atleta segue trilhando um caminho bem-sucedido no MMA profissional, com escassos desvios. São 11 vitórias contra 2 derrotas. Na análise das principais características de ambas, fica a certeza de que o co-main event feminino de grappling do ADXC será, no mínimo, interessantíssimo.

Pablo Lavaselli, o lutador de Jiu-Jitsu mais famoso da Argentina, vai enfrentar Espen Mathiesen, os dois são campeões do World Pro de Abu Dhabi. Pablo Lavaselli, o primeiro lutador da terra do Diego Maradona a vencer o Campeonato Brasileiro, no tradicional estádio de Barueri, vive uma fase de intensa satisfação no Jiu-Jitsu. A AOJ é hoje a sua segunda casa, ocupando na escola dos irmãos Mendes as funções de atleta e professor. Espen é norueguês e o seu título recente mais importante foi faturado justamente na Europa em 2022, mais precisamente em Roma, na Itália. Espen foi campeão do Europeu da IBJJF naquele ano. 

Outras lutas confirmadas para o evento possuem lutadores do calibre de Douglas Lima, o ex-campeão do Bellator que vai lutar contra Rinat Fakhertdinov no card principal. Gabriel Sousa, astro em franca ascensão, vice-campeão mundial do ADCC e campeão mundial Europeu No Gi é outro acerto do evento. O brasileiro terá pela frente um embate contra o japonês Yuta Shimada. As lutas regulares do ADXC 2 possuem 3 rounds de 3 minutos. Nas lutas principais, o número de rounds aumenta para 5, mas o tempo deles permanece o mesmo.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Faixa-preta da Almeida, que lidera pelo exemplo, tem acumulado vitórias dentro e fora do tatame

Vinícius Lessa inaugura temporada mais estratégica no Europeu