O desempenho do polonês Adam Wardzinski no Campeonato Mundial, que aconteceu em Long Beach dos dias 30 de maio a 2 de junho, entrou para os registros históricos do evento. Primeiro europeu a faturar o título na faixa-preta adulto, Adam entrou na pirâmide motivado a acabar com o jejum de pódios na competição mais importante do Grand Slam da IBJJF.
No passo a passo rumo ao triunfo, Adam passou por quatro lutas na divisão dos pesados e conseguiu finalizar todos os seus adversários. Na luta final, contra Vinicius Liberati, da Fratres, Adam conseguiu uma raspagem clássica de gancho e já caiu privilegiado na montada. Os três tapinhas vieram por katagatame e o faixa-preta europeu da Checkmat se tornou o mais novo campeão mundial no peso pesado, ocupando o posto que pertencia a Fellipe Andrew, ausente da lista de inscritos este ano.
Este ano, Adam já havia conseguido o ouro no Europeu, na França
Na temporada 2024, Adam já havia conseguido um ouro de grande relevância – o do Campeonato Europeu, também competindo na divisão dos pesados. No ano passado, o atleta foi campeão lutando de kimono no Pan-Americano da federação. É importante lembrar que Adam tem 33 anos de idade e já pertence à classe dos masters.
Em entrevista ao VF Comunica após a campanha no Mundial, Adam se mostrou satisfeito com o resultado inédito na sua carreira. Ele contabilizava participações no Mundial da IBJJF, mas não tinha conseguido nenhuma medalha até então. Em 2024, ele quebrou o feitiço.
“Estamos aqui depois do Mundial e eu consegui ganhar o título desta vez. Eu fiz quatro lutas duras de ontem para hoje e finalizei todas elas. Isso é um sonho que se tornou real porque, acredite ou não, essa é a minha primeira medalha do Mundial. Eu nunca consegui chegar nem no pódio do Mundial, eu tinha essa maldição sobre mim que finalmente se desfez. Este ano consegui o primeiro lugar. É um sonho realizado.”, contou Adam na frente da Pirâmide, com o ouro brilhando à luz do sol de fim de tarde na Califórnia.