em

7 dicas de Paulo Brasil para você evoluir no Jiu-Jitsu hoje

Paulo ama competir e ensina Jiu-Jitsu na Bélgica. Foto: Arquivo Pessoal

Faixa-preta de Jiu-Jitsu e líder da Gracie Barra, na Bélgica, Paulo Brasil divide com os leitores e assíduos praticantes da modalidade suas seis dicas para treinar melhor e cuidar da saúde.

“Como ser humanos, nós temos a vaidade e desejo de querer ser perfeito e por conta disso sempre procuramos um culpado pelo nosso fracasso. A culpa é nossa mesmo!”, diz Paulo.

Paulo, recentemente, foi medalhista de prata e bronze no Master North America, na Califórnia. Ele tem experiências em competições em todos os seus anos de prática com o Jiu-Jitsu

1 COMPROMISSO

“Seja compromissado! Ter compromisso com seus horários, seus treinos e suas metas vão fazer você atingir seus objetivos mais rápido! Se você não é organizado, sua vida é sempre uma bagunça!”


2 A CULPA É SUA

“Como ser humanos, nós temos a vaidade e desejo de querer ser perfeito e por conta disso sempre procuramos um culpado pelo nosso fracasso. A culpa é nossa. A verdade é que o resultado só vai melhorar quando assumimos a culpa de nossos erros!”


3 MEÇA SUA EVOLUÇÃO

“Eu gosto sempre de medir a minha evolução para ver o que preciso melhorar como atleta, professor e ser humano. Não adianta treinar muito, fazer de tudo e não saber o quanto evoluiu. Você precisa medir essa evolução pessoal para ir ajeitando a rota.”


4 ALIMENTAÇÃO

“No alto rendimento, se sua máquina não estiver 100% é impossível seu corpo realiza o que sua cabeça ordena. Nós somos o que nós comemos e isso é um fato! Aproveite para comer mais frutas antes e pós treino. É importante cultivar esse hábito da boa alimentação, principalmente, para quem gosta de render nos treinos.”


5 CUIDAR DA FORMA FÍSICA


“O Jiu-Jitsu evolui a cada dia no quesito físico, pois diversos praticantes estão aderindo a essa prática. Com a preparação física você melhora seu rendimento e evita lesões. Esteja em dia com sua preparação.”


6: APROVEITE O TREINO DURO

“Opte sempre pelo treino mais difícil. Se você tem um amigo que passa bem, chama ele para a guarda. Se você tem um parceiro que tem uma guarda intransponível treina com ele e use suas melhores posições de passagem de guarda.”

Avatar photo

Escrito por Vitor Freitas

Jornalista, Vitor Freitas atua diretamente na produção de conteúdo para o Jiu-Jitsu de todas as formas há 13 anos.

Lucas Lepri fala que vai lutar o último ADCC em 2022: “Focar em outras partes”

Jorge Britto fala sobre Jiu-Jitsu profissional: “É muito além da competição”